Manual de Hemofilia

11 de maio de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Atualização do Manual de Hemofilia feita pelo Ministério da Saúde com novas modalidades de tratamento como a Profilaxia Primária e a Imunotolerância.


O reconhecimento das necessidades da população com Hemofilia hereditária exige uma atuação que proporcione respostas, não apenas do poder público, mas também das pessoas com coagulopatias, de suas famílias, de todos os profissionais da equipe multidisciplinar envolvidos com a assistência, dos gestores dos serviços, dos gestores das três esferas de governo, bem como da sociedade civil organizada. Todos os envolvidos são responsáveis por dar respostas frente ao reconhecimento das necessidades identificadas.

Hemofilia

Hemofilia

A hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária ligada ao cromossomo X. Caracterizada pela deficiência ou anormalidade da atividade coagulante do fator VIII (hemofilia A) ou do fator IX (hemofilia B). A prevalência estimada da hemofilia é de aproximadamente um caso em cada 5.000 a 10.000 nascimentos do sexo masculino para a hemofilia A, e de um caso em cada 30.000 a 40.000 nascimentos do sexo masculino para a hemofilia B. A hemofilia A é mais comum que a hemofilia B e representa cerca de 80% dos casos.

Compartilhar