Manual Assistencial das UTI’S da Rede Estadual

14 de fevereiro de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Os objetivos deste manual são instituir, estimular e orientar os profissionais com relação à execução da técnica adequada para higienização das mãos na unidade de saúde.


As mãos são a principal via de transmissão de infecções no ambiente de assistência à saúde e sua correta higienização é a principal medida de prevenção de infecção relacionada à saúde. A higienização das mãos é considerada a ação isolada mais importante no controle de infecções em serviços de saúde, porém, a falta de adesão dos profissionais de saúde a esta prática é uma realidade que vem sendo constatada ao longo dos anos e tem sido objeto de estudos em diversas partes do mundo. A utilização simples de água e sabão pode reduzir a população microbiana presente nas mãos e, na maioria das vezes, interromper a cadeia de transmissão de doenças. A aplicação de produtos antissépticos, em especial de agentes com base alcoólica, pode reduzir ainda mais os riscos de transmissão.

manual-assistencial-UTI-rede-estadual
Por outro lado, a frequência aumentada na higienização e o tipo de substância utilizada podem levar a danos na pele e aumentar a liberação de microrganismos no ambiente. O uso de novos produtos e a racionalização das indicações de higienização das mãos podem contornar este problema e facilitar a adesão de profissionais a esta prática, com consequente redução das infecções. O grande desafio, nos dias atuais, é a adequação das técnicas já desenvolvidas, aplicando os produtos disponíveis, à real necessidade de cada instituição, de acordo com o grau de complexidade das ações assistenciais ali desenvolvidas.

Cuidados aos pacientes nas UTI’s

Historicamente comprovada, a higienização das mãos caracteriza-se como importante na prevenção a tais infecções, sendo considerada a medida primordial contra a propagação dos microrganismos no âmbito hospitalar. A adoção desta prática, possuí importância no fato de que grande percentual de infecções nosocomiais pode ser evitada, uma vez que a maioria dos microrganismos associados à microbiota transitória das mãos, ou seja, aquela adquirida pelo contato com pessoas ou materiais colonizados ou infectados poderia ser facilmente eliminada através de uma adequada lavagem, deixando de ser condição básica para a sua disseminação.
Os objetivos deste manual são instituir, estimular e orientar os profissionais com relação à execução da técnica adequada para higienização das mãos na unidade de saúde, com o intuito de prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), contribuindo para a segurança dos pacientes, dos profissionais de saúde e de todos aqueles envolvidos nos cuidados aos pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s).
Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/