Utilização da Prática Baseada em Evidências Por Enfermeiros no Serviço Hospitalar

2 de março de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Descreve as práticas, atitudes e conhecimento dos enfermeiros hospitalares sobre a Prática Baseada em Evidências.


A Prática Baseada em Evidência (PBE) refere-se à utilização dos resultados de pesquisas científicas como subsídio para a adoção de condutas durante a assistência à saúde. O profissional deve utilizar evidências científicas de pesquisas com rigor metodológico, com boa validade interna e externa, para a aplicação na prática do cuidado clínico.
Utilização da Prática Baseada em Evidências Por Enfermeiros no Serviço Hospitalar

Utilização da Prática Baseada em Evidências Por Enfermeiros no Serviço Hospitalar. Foto: Divulgação

A transformação da prática tanto social quanto cultural do cuidado de enfermagem está vinculada à produção de conhecimento pela área. Desta forma, as pesquisas têm sido cada vez mais reconhecidas como essenciais aos processos de trabalho, nos campo clínico, gerencial e de ensino, por possibilitar a renovação de conhecimentos e condutas.

Prática Baseada em Evidências

Para uma prática baseada em evidências, o profissional de saúde deverá considerar algumas etapas. A primeira refere-se à necessidade de mudança de atitudes, e envolve a coleta de dados quanto às ações atuais desenvolvidas no serviço, identificando os problemas e elencando as possíveis intervenções e metas a serem alcançadas. A segunda etapa diz respeito à localização das melhores evidências para responder às questões levantadas. Para isso, é necessário compreender a metodologia de cada tipo de pesquisa, e planejar e implementar a busca nas fontes adequadas.
Na terceira etapa, o profissional deverá analisar a força das evidências encontradas, avaliando criticamente a validade, benefícios e riscos para posteriormente adentrar na próxima etapa, o que inclui projetar a mudança na prática, com a identificação de recursos necessários e o planejamento dos cuidados. A quinta etapa representa a implementação e avaliação dos resultados. E, por fim, a sexta etapa busca integrar a nova prática aos padrões locais, monitorando os indicadores do processo.
A PBE, na Enfermagem, constitui uma forma segura e organizada de estabelecer condutas profissionais com enfoque na identificação e solução de problemas, baseando-se nas melhores evidências científicas. Envolve as etapas de definição do problema, busca e avaliação crítica das evidências, implementação, e avaliação dos resultados. Outro aspecto a ser considerado pelo enfermeiro é a utilização das evidências de acordo com a sua competência profissional, quadro clínico e adesão do paciente, assim como a realidade dos recursos e materiais do serviço.
Nesse sentido, a presente pesquisa buscou descrever as práticas, atitudes e conhecimento dos enfermeiros hospitalares sobre a Prática Baseada em Evidências.
Compartilhar