Assédio Moral: Ocorrências nas Relações de Trabalho da Enfermagem

30 de janeiro de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Identifica a ocorrência de assédio moral vivenciado por profissionais de nível médio em Enfermagem, que estão em fase de graduação em Enfermagem.


A violência no trabalho é apontada como um problema crescente na saúde pública em nível mundial. Nas relações de trabalho na Enfermagem este fenômeno vem aumentando de forma significativa e os funcionários expostos a este tipo de violência acabam desestabilizando, interferindo na sua assistência para com o paciente, familiares ou acompanhantes.

Assédio Moral: Ocorrências nas Relações de Trabalho da Enfermagem

Assédio Moral: Ocorrências nas Relações de Trabalho da Enfermagem. Foto: Divulgação.

O assédio moral é uma forma de constrangimento, de violência, que ocorre no ambiente de trabalho, ou seja, é toda forma de conduta abusiva manifesta por comportamento, palavra, atos, gestos, escritos que possam trazer dano à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, pôr em perigo seu emprego, ou degradar o ambiente de trabalho.

As consequências acentuadas do assédio moral são o estresse e a ansiedade, destes decorrem as perturbações físicas e repercussões psicológicas desencadeando doenças psicossomáticas e danos desastrosos na esfera emocional, pois a violência moral, ocorre sempre precedida da dominação psicológica do agressor e da submissão forçada da vítima, geralmente nasce com pouca intensidade, como algo inofensivo, mas que tem acarretado consequências acentuadas no desempenho laboral, vida social, familiar e principalmente no estado de saúde do indivíduo.

Dessa forma, o assédio moral, na enfermagem pode causar perda de interesse pelo trabalho e do prazer de trabalhar, gerar desestabilidade emocional e provocar doenças e agravar as já existentes.

Tipos de Assédio Moral

Tipos mais comuns de assédio ou dano moral nas relações de trabalho pode ser caracterizado como vertical descendente, vertical ascendente, horizontal e assédio moral organizado. Considera-se o tipo mais comum o vertical descendente, que é aquele quando o agressor é um superior hierárquico, isto, devido ao poder disciplinar que o mesmo possui diante o subordinado.

O assédio moral horizontal normalmente ocorre entre os funcionários que ocupam a mesma posição dentro da empresa, um exemplo disto é a competitividade, quando o funcionário atinge uma meta e debocha do outro que não conseguiu atingir.

Já o assédio do tipo vertical ascendente embora raro de ser visualizado na prática, ocorre quando o funcionário hierarquicamente superior é assediado por um inferior. Na maioria das vezes, o funcionário usa de chantagem para com seu superior para obter vantagem. Comuns em empresas competitivas o assédio organizado acontece quando as empresas estimulam seus funcionários a disputarem entre si propagando o medo, por meio de ameaças.

Sob essa ótica, surge o interesse de realizar o estudo, optando por estudar o assédio moral nas relações de trabalho na Enfermagem, justificado pela experiência pessoal da autora, e o déficit de difusão e conhecimento sobre o assunto.

Desse modo, o objetivo geral deste estudo é identificar a ocorrência de assédio moral vivenciado por profissionais de nível médio em Enfermagem, que estão em fase de graduação em Enfermagem

Compartilhar