Trabalho de Enfermagem em Unidade de Internação Pediátrica

27 de outubro de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir

Conhece como os profissionais de Enfermagem percebem o seu trabalho e os desafios do seu cotidiano em unidade de internação pediátrica.


O trabalho consiste em um espaço de construção da identidade, da subjetividade e da história dos indivíduos. Demarca um cenário de negociação, tensão, trocas e configura um sentido para a vida. Considera-se o trabalho como um conjunto de possibilidades em que são construídas diferentes trajetórias, ideologias, experiências e subjetividades.

Internacao-Pediatrica

Trabalho de Enfermagem em Unidade de Internação Pediátrica. Foto: Divulgação.

É importante reconhecer o trabalho como um importante objeto de estudo na saúde e na enfermagem. Nessa pesquisa, o objeto de análise e teorização foi o trabalho de enfermagem em Unidade de Internação Pediátrica (UIP) e seu cotidiano de desafios frente à complexidade do cuidado à criança, adolescente e famílias.

A enfermagem representa uma potente força de trabalho dentro dos serviços de saúde e também nos ambientes de cuidados pediátricos. Sabe-se que a população infantil vem crescendo ao mesmo passo da complexidade e da diversidade de suas necessidades de assistência à saúde, o que também aumenta as demandas para a prática em enfermagem pediátrica.

O papel da enfermagem nesses cenários perpassa a organização da unidade, liderança da equipe, atividades de cuidado, promoção, planejamento e a adoção de estratégias para uma assistência qualificada, além de ações que viabilizem a segurança à criança e ao adolescente hospitalizados. No entanto, para além das rotinas assistenciais por si só desafiadoras, o trabalho em enfermagem pediátrica perpassa também as dimensões da experiência da criança, da família e da própria equipe no universo do hospital, ambiente simbólico marcado por interações humanas.

Internação Pediátrica

A pesquisa em enfermagem pediátrica é necessária para fortalecer ações que promovam a melhoria da qualidade de vida de crianças e suas famílias e que potencializem os resultados de saúde ao longo do curso de suas vidas. Portanto, são importantes iniciativas que fortaleçam a construção de conhecimentos capazes de potencializar o trabalho de enfermagem nas Unidades de Internação Pediátrica.

Uma scoping review realizada a partir da literatura científica internacional sistematizou as prioridades para a pesquisa em enfermagem pediátrica. Entre os assuntos prioritários, destacam-se temas adstritos ao trabalho de enfermagem, estudos sobre ambiente laboral, educação profissional, saúde do trabalhador e qualidade da assistência. Isso justifica a importância deste estudo, a partir do olhar sobre o trabalho de enfermagem como ferramenta fundamental para a tradução dos conhecimentos em práticas capazes de promover cuidado humanizado, seguro e efetivo às crianças e famílias em Unidade de Internação Pediátrica.

Considerando a diversidade de atividades que constituem o cotidiano de trabalho da equipe de enfermagem no ambiente pediátrico, este estudo partiu da seguinte questão de pesquisa: Como os profissionais de enfermagem percebem o seu trabalho e os desafios do seu cotidiano em Unidade de Internação Pediátrica? Esta pesquisa objetivou conhecer como os profissionais de enfermagem percebem o seu trabalho e os desafios do seu cotidiano em Unidades de Internação Pediátrica.

Compartilhar