Tecnologia Educacional Para Prevenção da Dengue

29 de janeiro de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Valida junto ao público-alvo (crianças, adolescentes e adultos) uma cartilha para prevenção da dengue, a fim de torná-la uma Tecnologia Educacional.


A dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública, juntamente com o zika vírus e a febre chinkungunya. A melhor maneira de combater essas doenças é eliminando os focos do mosquito Aedes aegypti. Assim, as tecnologias educacionais surgem como estratégias dialógicas para fomentar a adoção de atitudes saudáveis.
Prevenir as doenças transmitidas pelo inseto é fundamental evitar o acúmulo de água parada - Foto: Banco de Imagens

Prevenir as doenças transmitidas pelo inseto é fundamental evitar o acúmulo de água parada – Foto: Banco de Imagens

Este estudo teve como objetivo geral: validar junto ao público- alvo (crianças, adolescentes e adultos) uma cartilha para prevenção da dengue, a fim de torná-la uma Tecnologia Educacional. E como objetivos específicos: analisar as respostas do público- alvo no que tange a validação de aparência; analisar os comentários/sugestões do público- alvo, reavaliar a cartilha e construir a versão final.
Pesquisa de desenvolvimento metodológico com abordagem quanti- qualitativa. Na etapa quantitativa, participaram 217 pessoas, por meio de um instrumento organizado em: objetivos; estrutura; organização e aparência da cartilha. Na etapa qualitativa, foram realizadas 14 entrevistas semiestruturadas gravadas, analisadas e interpretadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Foram respeitados os aspectos éticos de pesquisa com seres humanos, pontuados na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Os itens foram considerados válidos, pois atingiram médias de concordância acima de 0,80. Contudo, foram realizadas alterações de acordo com as sugestões dos instrumentos e das entrevistas, a fim de aprimorá-la. O item referente à cartilha ser adequada à população adulta não atingiu a média de 0,80, porém, de acordo com informações emergidas nas entrevistas, ratificou-se a validade deste item. Conclui-se que a cartilha é uma Tecnologia Educacional válida para ser transferida às crianças, aos adolescentes e aos adultos.
Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/