Elabora um subconjunto terminológico CIPE® para o cuidado à pessoa com Tuberculose.
A tuberculose (TB), ainda nos dias atuais, leva milhares de indivíduos a adoecerem e morrerem, permanecendo como um problema de saúde pública no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mundialmente, 10,4 milhões de pessoas estão infectadas com TB, sendo que, desses, 1,7 milhões morreram no ano de 2017. No Brasil, foram mais de 72 mil casos e 4,5 mil óbitos no ano de 2018. Observa-se que a TB se mantém com números de casos expressivos, mesmo sendo uma doença curável e de tratamento gratuito no Brasil.
Para a identificação precoce e tratamento em tempo oportuno pelo enfermeiro, são necessários conhecimento atualizado, intervenções educativas com enfoque psicossocial, abordagem com uma perspectiva psicológica e social para além do ponto de vista biológico e o uso de instrumentos científicos. Os subconjuntos terminológicos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) são instrumentos para a identificação de diagnósticos e estabelecimento de resultados e de intervenções de enfermagem apropriados, voltados a grupo específico de clientes. A CIPE® é uma terminologia padronizada que representa os elementos da prática de enfermagem mundialmente. Sua estrutura é composta por um Modelo de Sete Eixos, que possibilita a organização de enunciados de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem, promovendo a adequada aplicação do processo de enfermagem.
Para a construção e estruturação de um subconjunto, deve-se pautar em uma teoria de enfermagem ou de outros domínios. Dessa maneira, por entender que as necessidades da pessoa com TB perpassam pelas psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais, o presente estudo utilizou a Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta para embasar o subconjunto, pois a mesma propõe que a enfermagem deve assistir a pessoa no atendimento das suas necessidades básicas a fim de torná-la independente dessa assistência pelo ensino do autocuidado, respeitando sua individualidade, auxiliando na sua recuperação, estimulando sua autonomia e retorno a suas atividades cotidianas.
Existem alguns subconjuntos terminológicos registrados no Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE) como: hipertensão, saúde mental, demência em cuidados comunitários, enfermagem comunitária, enfermagem de desastres, cuidados críticos, processo familiar, manejo da dor pediátrica e adesão ao tratamento. No entanto, não se encontrou um subconjunto direcionado à clientela com TB, apesar de ser considerada uma área prioritária para o desenvolvimento de subconjuntos pelo ICN.