Sistematização da Assistência de Enfermagem: Como Amadureceu o Conceito?

20 de setembro de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Analisa o amadurecimento conceitual da SAE na perspectiva da utilidade pragmática.


As concepções imprecisas do termo Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) podem levar a interpretações equivocadas ou limitadas, influenciando sua aplicação conceitual. Tais interpretações suscitam crescente interesse de profissionais e acadêmicos pela clarificação conceitual do termo. Contudo, debates e publicações hoje existentes tendem a não explicitar precisamente a ontologia da SAE ou oferecer definições operacionais, salvo por algumas contribuições já apresentadas em manuscrito em formato pré-print.

Sistematização da Assistência de Enfermagem: Produção Científica de Uma Década da Revista Enfermagem Em Foco

Foto: Internet.

No contexto profissional contemporâneo, entidades de classe da enfermagem e rede de pesquisadores têm empregado ações estratégicas para promover o delineamento conceitual da SAE e do Processo de Enfermagem (PE). A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), órgão científico da área, há alguns anos, vem incluindo, em seus documentos, metas para incentivar o debate sobre a SAE e o PE. O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), órgão regulador da prática profissional de enfermagem no Brasil, instituiu grupo de trabalho para atualizar a norma que regula a implantação do PE e da SAE em unidades de saúde.

No contexto acadêmico, há mais de uma década, pesquisadores brasileiros evidenciaram a existência de diferentes correntes de pensamento para os mencionados termos, com a permanência de imprecisões conceituais e a sobreposição terminológica nos anos recentes. Pesquisadores da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (REPPE), ao refletir sobre o conceito de PE no contexto brasileiro, expressaram a necessidade de ampliação das definições conceituais e operacionais do conceito de SAE, de modo que não haja sobreposição de sua definição com a de outros conceitos.

Sistematização da Assistência de Enfermagem

A questão que ainda representa uma barreira ao avanço do conhecimento no tema se refere à não exploração da origem temporal e da dinâmica de sobreposições de atributos do conceito de SAE por parte da maioria das publicações disponíveis. Embora já existam na literatura ganhos reflexivos de agregação de evidências por revisão da literatura e de pesquisas qualitativas, ainda permanecem incertos os marcadores temporais de evolução conceitual e componentes do conceito de SAE. Além disso, as pesquisas disponíveis são insuficientes para delinear ou clarificar os conceitos e capturar acepções de sistematização contidas em elementos originais da produção de enfermagem, particularmente entre os anos de 1970 e 1990, período anterior à primeira Resolução COFEN n° 272 de 2002 sobre a SAE.

Há tendência em reconhecer que a SAE seja construto brasileiro, o que leva os pesquisadores a investigarem o conceito fundamentalmente em literatura do Brasil. Apesar disso, há potencialmente construtos correlatos em outros países, a exemplo do denominado Professional Practice Model, que, em certa medida, seria um possível modelo de prática profissional com atributos convergentes ao da SAE. Assim, o desafio para avanço no conhecimento sobre o construto SAE e produção de extrapolações e comparações com outros conceitos internacionais depende de análises do conceito.

Neste artigo, apresentamos avanços nos achados originais de uma análise de conceito de utilidade pragmática, de pesquisa de doutorado, e aquelas trazidas em artigo pré-print, com vistas a refletir mudanças que aprimorem o conhecimento conceitual e facilitem a construção teórica e verificação de atributos específicos da SAE.

Achados de uma análise de conceito pragmática podem orientar a decisão futura de investigação, a partir de abordagens qualitativas, para melhor descrição, clarificação e delineamento ou indicar a possibilidade de avanço para estudos quantitativos, desenvolvimento de teorias e aplicação. Por conta disso, o presente artigo amplia a interpretação dos resultados hoje disponíveis na literatura sobre o tema, investigando o processo de amadurecimento conceitual e sendo relevante para as decisões de pesquisas futuras no tema.

Compartilhar