Sistematização da Assistência de Enfermagem: Produção Científica de Uma Década da Revista Enfermagem Em Foco

10 de janeiro de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Identifica as abordagens realizadas sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem em publicações na revista de Enfermagem em Foco.


Os enfermeiros brasileiros tem utilizado um método de trabalho denominado Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), permitindo organizar seu conhecimento e o cuidado ao paciente, objetivando – qualificar a assistência prestada ao paciente, família e comunidade. No Brasil, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou a Resolução nº 358/2009 determinando a implementação da SAE e do Processo de Enfermagem (PE) em qualquer serviço de saúde, seja este público ou privado, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem.

Sistematização da Assistência de Enfermagem: Produção Científica de Uma Década da Revista Enfermagem Em Foco

Sistematização da Assistência de Enfermagem: Produção Científica de Uma Década da Revista Enfermagem Em Foco. Foto: Divulgação.

No entanto, existe uma confusão entre alguns profissionais de saúde e autores que utilizam a SAE e o PE como sinônimos. Isto expressa uma dificuldade de entendimento que a SAE é a organização do conjunto de recursos materiais e humanos que engloba a padronização de normas, rotinas e procedimentos técnicos através de um método de trabalho, enquanto o PE é um instrumento metodológico para o cuidado do paciente, ou seja, a execução da SAE na prática.

Considera-se importante para a prestação de uma assistência de enfermagem segura a utilização da SAE, pois possibilita uma melhora efetiva da qualidade da assistência garantindo ao enfermeiro uma base técnica, científica e humana para execução do cuidado personalizado, individualizado, eficiente e eficaz ao paciente. Nesse sentido, a aplicação da SAE pelo enfermeiro caracteriza sua prática profissional, promovendo o reconhecimento e valorização da enfermagem, além do progresso e autonomia da profissão.

Sistematização da Assistência de Enfermagem

Apesar da SAE ser uma determinação legal nas instituições brasileiras com serviços de enfermagem, tanto públicas quanto privadas, ainda não se evidencia sua implementação de forma satisfatória no Brasil. Várias causas tem contribuído para que isso ocorra como: o déficit organizacional; a sobrecarga de trabalho, com excesso de atividades burocráticas e administrativas; a desvalorização cultural da SAE; a resistência em trabalhar com novas metodologias; e o pouco conhecimento e/ou falta de formação e preparo na sua aplicação.

Implementar a SAE requer que os profissionais compreendam a relevância das suas ações, decorrentes do cuidado de enfermagem, influenciando os resultados na saúde dos pacientes. Portanto, torna-se necessário a conscientização dos enfermeiros e o maior engajamento institucional para minimizar as barreiras a aplicação do SAE, potencializando o processo por meio de programas de
capacitação e protocolos específicos.

O Mestrado Profissional em Enfermagem mostra-se como uma estratégia relevante para contribuir com a implementação da SAE. Essa modalidade de Pós-Graduação Stricto Sensu profissional é direcionada a formação de enfermeiros que estejam atuando nos serviços, em diversas especialidades, mediante o estudo de temáticas que atendam a demanda e tragam melhorias para a prática profissional. Nessa perspectiva, o Cofen firmou um acordo de cooperação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e lançou três editais com foco na temática da SAE, um em 2016, 2019 e outro em 2021, disponibilizando recursos aos Programas de Mestrados Profissionais que concorreram aos Editais e foram contemplados, para qualificar enfermeiros estimulando a desenvolverem produtos e pesquisas sobre essa temática.

Os autores estando inseridos em um dos Programas que foi chancelado pelo último Edital Capes/Cofen direcionaram seu olhar para investigar o seguinte problema de pesquisa: Que tipo de abordagem tem sido publicado na revista Enfermagem em Foco sobre a SAE? Para responder a esse problema traçou-se como objetivo identificar as abordagens realizadas sobre a SAE em publicações na revista de Enfermagem em Foco.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/