Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Manual de Procedimento Operacional Padrão do Serviço de Enfermagem

17 de setembro de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Ferramenta de gestão de qualidade, onde contém ações descritivas de técnicas e procedimentos relacionados ao cuidado do paciente.


O Manual de Procedimento Operacional Padrão (POP) do serviço de Enfermagem é uma ferramenta de gestão de qualidade, onde contém ações descritivas de técnicas e procedimentos relacionados ao cuidado do paciente.

manual-procedimento-operacional-padrao-servico-enfermagem

O trabalho de elaboração desse manual, para o período 2016 a 2017, foi desenvolvido por uma comissão formada pela Divisão de Enfermagem – DIEN. Durante a composição dessa comissão foi tomado o devido cuidado de diversificar seus competentes em áreas de atuações distintas, com o objetivo de obter melhores conhecimentos nas linhas de cuidado de enfermagem.

Durante a preparação desse documento foram elencadas as normatizações técnicas desenvolvidas pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância à Saúde, Resoluções dos Conselhos de Enfermagem, de Medicina e de Farmácia, Literaturas Baseadas em Evidências e Instruções Técnicas de Sociedades de Especialidades Médicas e Enfermagem, tais como: cardiologia, nefrologia, central de material entre outros. Procurou-se, ainda, adequar cada procedimento à realidade institucional promovendo a harmoniozidade entre as especialidades e processos aqui desenvolvidos.

Serviço de Enfermagem

A versão 1.1 desse manual contempla as atividades de enfermagem distribuídas em classes das necessidades humanas básicas de modo a efetivar a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian – HUMAP com o cuidado baseado em evidência e foco no paciente.

O manual é distribuído em 11 categorias, enumeradas por ordem de relevância, sendo a primeira categoria – Segurança do Paciente e Controle de Infecção (SPI), tendo em vista sua importância mundial em torno de um cuidado seguro e livre de erros. As próximas categorias foram elencadas de acordo com a Teoria das Necessidades Humanas Básicas desenvolvida por Wanda Horta, sendo distribuídas por ordem de prioridade para o atendimento ao paciente: Regulação, Oxigenação/Respiração, Terapêutica, Hidração/Nutrição, Atividade Sono e Repouso, Integridade Física, Cutânea e Mucosa, Cuidado Corporal, Eliminações e Ambiente. A última categoria relaciona os registros dos cuidados e ações gerenciais da equipe de enfermagem.

O grupo de autores procurou ainda abranger a maioria dos procedimentos de enfermagem utilizados em todas as áreas da instituição, ficando os específicos a cargo de cada setor desenvolvê-los e disponibilizá-los na sua unidade.

Compartilhar