Manual para Prevenção Em Locais Com Presença de Carrapatos

16 de junho de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Saiba mais sobre a doença. A informação pode salvar uma vida.


A febre maculosa brasileira é uma zoonose, ou seja, uma doença naturalmente transmitida entre animais e o homem. É causada pela bactéria Rickettsia rickettsii que é transmitida através da picada de carrapato- estrela infectado. É uma doença grave e, se não for tratada precoce e corretamente, pode levar a óbito em uma semana após o início dos sintomas!

A doença acomete pessoas que tiveram contato com o carrapato-estrela infectado pela bactéria, durante atividades de trabalho, lazer ou por morarem em áreas com vegetação (pastos, mata, campo e gramados), com presença de água (margens de lagos, rios e córregos) e com a presença de animais que servem como hospedeiros para o carrapato.
A picada do carrapato-estrela pode passar desapercebida, portanto se frequentou estas áreas é necessário atenção ao desenvolvimento de sintomas.
Para que a transmissão da febre maculosa ocorra, o carrapato infectado deve ficar aderido à pele por mais de quatro horas. Este é o tempo mínimo estimado para que o carrapato possa introduzir as bactérias.
Se tiver febre de 02 a 14 dias após ter frequentado local com presença de carrapatos, essa informação deve ser transmitida ao médico para orientar sua conduta e iniciar o tratamento adequado.
Compartilhar