Este Manual divide-se em duas partes: a primeira apresenta conceitos, informações de cuidados e estratégias de atenção abrangendo as diretrizes do Método Canguru em suas três etapas. Nesses primeiros módulos, encontram-se conteúdos que pretendem facilitar o acompanhamento compartilhado entre Método Canguru e Atenção Básica até a criança chegar aos 2.500 g e receber alta desta metodologia.
A segunda parte traz informações sobre futuras aquisições e possíveis comprometimentos desta população. Conhecendo essa realidade, os profissionais envolvidos com o Método Canguru inseriram tais módulos para permitir a consulta dos colegas responsáveis pelo acompanhamento destas crianças nas Unidades Básicas de Saúde, nos Núcleos de Atendimento à Saúde da Família, entre outros.
Ao final, encontram-se módulos contendo fluxograma, protocolos e tabelas que participam de forma interativa com o atendimento ambulatorial e a avaliação das crianças na Rede de Atenção Básica, facilitando a observação de critérios indicativos de seu encaminhamento para equipes especializadas