Constrói e valida checklist para verificação de ações para a segurança do paciente em atendimento de emergência hospitalar.
As estratégias para a prevenção de danos evitáveis visam à qualificação dos serviços de saúde e instrumentos de verificação precoce de riscos constituem ferramenta operacional de baixo custo para a redução de erros. Considerando a relevância de monitorar riscos e estabelecer padrões de conformidade assistencial, esta pesquisa teve por objetivo construir e validar checklist para verificação de ações para a segurança do paciente em atendimento de emergência hospitalar.
A pesquisa metodológica e de abordagem quantitativa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Paraná e desenvolvida entre março de 2014 e outubro de 2015. A elaboração do checklist foi norteada pelos protocolos básicos do Programa Nacional de Segurança do Paciente. O instrumento válido e confiável está organizado em seis categorias de segurança e relativos a riscos cirúrgicos, de infecção, de quedas e de desenvolvimento de úlceras por pressão, identificação do paciente e administração de medicamentos. Os itens de checagem foram elaborados em forma de pergunta seguida de ação de prevenção ou correção. Para a validação do checklist utilizou-se a Técnica Delphi em duas rodadas, com participação de 23 e 20 especialistas, respectivamente; a avaliação foi norteada por questionário elaborado para a pesquisa acompanhado de documento explicativo e termo de consentimento aplicados via sistema Google Docs.
Foram avaliados os títulos das categorias e respectivos conteúdos, atributos, uso, aplicabilidade e aparência da ferramenta. O Índice de Validade de Conteúdo geral alcançado foi de 0,94 resultando na validade do checklist; o alfa de Crombach de 0,91 evidencia excelência em sua confiabilidade.
Concluiu-se que o produto desta pesquisa é instrumento válido e confiável para verificar situações preditivas de risco e direcionar ações precoces de correção com vistas à promoção da segurança do paciente em serviços de emergência hospitalar. O instrumento pode ser aplicado e adaptado a diferentes contextos de saúde com potencial contribuição para a qualificação da assistência por meio do direcionamento de ações básicas de segurança.