Estágio Extracurricular de Enfermagem: Estratégia Para a Formação Profissional

24 de abril de 2020 por Joyce GomesImprimir Imprimir

Mostra as contribuições do estágio extracurricular de Enfermagem para a formação profissional.


O ensino superior em Enfermagem busca proporcionar aos futuros profissionais uma formação generalista. De maneira que possam exercer o pensamento crítico-reflexivo diante das diversas e desafiadoras situações do cotidiano em saúde, baseando sua conduta nos princípios éticos e bioéticos.

Estágio Extracurricular de Enfermagem

Dentre as alternativas encontradas para se alcançar o currículo considerado ideal, encontra-se o estágio extracurricular. Ele pode ser promovido por outras instituições de saúde, públicas ou privadas, e, desde que o estudante esteja regularmente matriculado, pode ser acrescido à sua carga horária obrigatória.

Estágio Extracurricular de Enfermagem

O estágio extracurricular ou não obrigatório, instituído pela Lei Federal no 11.788 de 25 de setembro de 2008. É uma atividade que deve estar diretamente relacionada com a área do curso do estudante e ser devidamente regulamentada. Muitos são os espaços de desenvolvimento das atividades extramuros, sendo necessária uma avaliação contínua da sua transcorrência e do impacto que exercem sobre a formação do futuro enfermeiro.

Partindo-se da afirmativa de que os estágios extracurriculares produzem benefícios. Tanto para a díade aluno-serviço de saúde quanto para a instituição de ensino, a qual o estudante está vinculado. Busca-se o conhecimento da conformação dos estágios extramuros. Com isso, esse estudo teve como objetivo conhecer as contribuições do estágio extracurricular de Enfermagem para a formação profissional.

Compartilhar