Diagnóstico de Enfermagem Retenção Urinária: uma Análise de Conceito

2 de fevereiro de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Analisa o conceito de “Retenção Urinária”.


A retenção urinária (RU) é uma afecção urológica que resulta na incapacidade de eliminar a urina acumulada na bexiga privando a pessoa dessa necessidade humana básica, que aumenta com o avanço da idade. A atuação do enfermeiro na prevenção e no tratamento desta condição implica em identificar um risco ou sua presença, o que requer conhecimento suficiente para diagnosticá-la. A RU integra os diagnósticos de enfermagem (DE) da NANDA International (NANDA-I) desde 1986, no entanto, a associação exige um estudo com maior nível de evidência para a manutenção deste DE. No intuito de revisar e refinar o DE “Retenção Urinária”, o presente estudo buscou analisar e seu conceito. Para alcançar tal fim, foi formulada a seguinte questão de pesquisa: “O que é uma retenção urinária?”. Objetivo geral: Analisar o conceito de “Retenção Urinária”.

Foto: Internet.

O estudo foi desenvolvido a partir do modelo de análise de conceito proposto por Walker e Avant, em suas oito etapas. Para identificar os usos do conceito, foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), seguindo o modelo de Cooper. As bases de dados consultadas foram: US National Library of Medicine (PubMed), LILACS/SCIELO, CINAHL e Scopus, utilizando-se o descritor “retenção urinária” em português, inglês e espanhol, publicados nos últimos 10 anos.

As etapas de identificação de possíveis usos do conceito; definição dos atributos definidores, e identificação dos antecedentes e consequentes, foram fundamentais para se estabelecer definição, fatores relacionados, características definidoras, populações em risco e condições associadas, que compuseram o DE na presente revisão. 91 artigos formaram a amostra final. Foram encontradas definições para RU no termo restrito, e outras para condições específicas em que ela surge, como no período pós-operatório e no pós-parto, além de RU aguda e crônica. Foram identificadas: 15 características definidoras; quatro fatores relacionados, sendo estes: analgesia controlada pelo paciente, consumo de álcool, imobilidade prolongada e impactação fecal; três populações em risco, sendo estas: homens, homens idosos e idade avançada; e 38 condições associadas ao diagnóstico.

A análise de conceito realizada foi capaz de identificar diversos componentes que não constam do DE “Retenção Urinária”, e atender os critérios da NANDA-I para a manutenção do diagnóstico, como os fatores relacionados. Além disso, diversas características definidoras, populações em risco e condições associadas foram identificadas, o que amplia o nível de evidência e consequente acurácia na implementação do DE Retenção Urinária, favorecendo a seleção de intervenções de enfermagem adequadas às pessoas com este diagnóstico Implicações: A proposta do DE retenção urinária, após revisão apoiada na literatura científica, será submetida à NANDA-I para análise.

Compartilhar