Cuidar de Lesão Crônica: Saberes e Práticas de Pessoas Com Úlcera Venosa

5 de janeiro de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir

Descreve saberes e práticas realizadas por pessoas com úlcera venosa no cuidado da lesão.


A úlcera venosa (UV) apresenta etiologia e fisiopatologia intimamente relacionada com a hipertensão venosa crônica, a qual é causada pela insuficiência venosa crônica e é originada por um ou mais fatores como obstrução venosa, incompetência valvular e falência do músculo gastrocnêmio.

Cuidar de Lesão Crônica: Saberes e Práticas de Pessoas Com Úlcera Venosa

Cuidar de Lesão Crônica: Saberes e Práticas de Pessoas Com Úlcera Venosa. Foto: Divulgação

Geralmente, a UV se manifesta no terço inferior dos membros inferiores e apresenta como sintomas frequentes a sensação de peso, dor e prurido nas pernas; a cicatrização pode evoluir de seis semanas a vários anos e apresentar elevada taxa de recidiva.

As úlceras venosas são mais comuns em mulheres e em idosos – a idade avançada é um dos principais fatores de risco primários, para além da obesidade, úlcera prévia, trombose venosa profunda e flebite.

Estima-se que a UV afeta 1% da população geral e que a sua prevalência aumenta para 4% em pacientes com mais de 80 anos. No Brasil, os registros epidemiológicos de incidência e prevalência de de úlcera venosa são escassos; alguns autores estimam que aproximadamente 3% da população brasileira tenha úlcera de perna, dado que se eleva para 10% em pessoas com diabetes.

Esse tipo de ferida requer atenção especial por exigir longo período de tratamento, afetar negativamente a qualidade de vida dos pacientes, além de gerar perda de produtividade e um importante ônus financeiro aos serviços de saúde devido ao alto custo do tratamento.

Cuidar de lesão

A abordagem à pessoa com UV requer uma terapêutica multidisciplinar que abrange ações farmacológica e educativa, visto que é indispensável atuar sobre a causa subjacente da ulceração e os fatores que a exacerbam a fim de promover a cicatrização e prevenir recidivas.

A cicatrização de feridas é um processo dinâmico e multifacetado devido à complexidade dos eventos moleculares, celulares e dos fatores que a retardam. A dificuldade no reparo tecidual e as altas taxas de recidivas estão relacionadas principalmente à falta de conhecimento do paciente sobre sua doença e processo terapêutico.

Dentre os profissionais de saúde envolvidos nas ações de educação, o enfermeiro desenvolve importante papel no processo educativo e tem as tecnologias educativas como fortes aliadas nesse processo de forma a estimular a participação ativa do paciente no próprio cuidado.

É fundamental que o enfermeiro saiba que conhecimentos, aptidões, carências e preferências o seu paciente possui para então desenvolver ações educativas individualizadas, personalizadas, conscientes e bem informadas.

Diante desse contexto, o presente estudo objetiva descrever saberes e práticas realizadas por pessoas com úlcera venosa no cuidado da lesão.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/