/*
Exibição dos posts para a categoria Notícias Enfermagem, Publicações Eletrônicas, Artigos Científicos ou posts gerais
*/?>
Conhecimentos da Enfermagem Sobre Peripherally Inserted Central Catheters: Complicações, Medidas Preventivas e Indicações de Retirada
23 de junho de 2023 por filipesoares Imprimir
Discute as complicações e medidas preventivas, bem como as condições de retirada associadas ao uso do Peripherally Inserted Central Catheters , no contexto intra-hospitalar na perspectiva do conhecimento da equipe de Enfermagem.
O Peripherally Inserted Central Catheters (PICC) é mais uma alternativa de acesso vascular que vem ganhando destaque e visibilidade nas diferentes instituições hospitalares, em virtude ser um tipo de Cateter Intravascular (CIV) de inserção periférica, cujo posicionamento é considerado central, ao ter a sua extremidade proximal posicionada em veia cava.
A sua inserção deve ocorrer por profissional habilitado (médico/enfermeiro), cujas competências técnicas/clínicas são respaldadas pelos respectivos conselhos de classe. Estar habilitado requer, entre outras competências, capacidade de avaliação e conduta quanto a indicações, inserção, manutenção, fixação e retirada do cateter, bem como de gestão das complicações decorrentes do PICC.
A possibilidade de ocorrência de possíveis complicações justifica a realização da presente investigação. Isso por que, uma avaliação criteriosa e contínua com atuação precisa do enfermeiro e de sua equipe na implantação e manejo do cateter deve ocorrer, de modo a aliar as rotinas da farmacoterapia prescrita com o seguimento dos protocolos institucionais relacionados à padronização dos cuidados. Esses critérios devem viabilizar o uso dessa tecnologia de forma sistematizada como parte do Processo de Enfermagem, com o fim de manutenção da terapêutica clínica e da prevenção de possíveis complicações relacionadas ao uso do PICC.
Identificou-se na literatura nacional e internacional uma lacuna quanto ao estado da arte sobre o conhecimento dos profissionais de enfermagem em relação às possíveis complicações advindas do uso do PICC. Estudos demonstram a necessidade de uma capacitação contínua da equipe de enfermagem para o adequado manejo do cateter, pois a habilitação ineficaz ou ausente em relação aos cuidados profissionais com o PICC está diretamente correlacionada à ocorrência de complicações associadas e à retirada precoce do cateter. Destarte, treinamentos proporcionam a aquisição de novos conhecimentos, que contribuem para o planejamento de ações de prevenção de complicações associadas.
Diante do exposto, emergiu a seguinte questão norteadora: quais as principais complicações, medidas preventivas e condições de retirada associadas ao uso do PICC na assistência hospitalar, identificadas pelos profissionais de enfermagem? A qual foi delineada como objeto desta investigação.
Objetivou-se, portanto, discutir as complicações e medidas preventivas, bem como as condições de retirada associadas ao uso do PICC, no contexto intra-hospitalar na perspectiva do conhecimento da equipe de enfermagem.