Cofen Recebe Manifestantes em Defesa do Piso Salarial

14 de maio de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Caravana, com profissionais de diversos estados, chegou de surpresa e foi recebida pela diretoria do Cofen.


A diretoria do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) recebeu, nesta quinta-feira (13), caravana em defesa do Piso Salarial. A caravana, que partiu de Tocantins com profissionais de diversos estados, se reuniu com a presidente, Betânia dos Santos, o vice-presidente, Antônio Marcos Gomes, e o conselheiro Vencelau Pantoja para manifestar apoio ao Projeto de Lei 2.564/2020.

Cofen Recebe Manifestantes em Defesa do Piso Salarial

Cofen Recebe Manifestantes em Defesa do Piso Salarial

Os manifestantes agradeceram a mobilização do Cofen em defesa do PL, que estabelece o piso nacional e fixa a jornada de trabalho em 30h semanais. Para o vice-presidente Antônio Marcos Gomes, a mobilização demonstra o empenho dos profissionais e a importância da pauta, que já recebeu quase 1 milhão de votos favoráveis em enquete realizada pelo Senado. “Parabenizamos a caravana pelo sacrifício, pelo empenho em uma causa coletiva. É um caminho árduo e só avançaremos juntos”, afirmou o vice-presidente.

A valorização profissional é o tema de campanha do Cofen na Semana da Enfermagem 2021. Diversas ações convidam a população a abraçar as causas dos mais de 2,4 milhões de profissionais e cobrar celeridade na votação do PL do Piso. De autoria do senador Fabiano Contarato (Rede ES), a proposta obteve parecer favorável da senadora Zenaide Maia (Pros RN) e aguarda votação no Senado. Se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados. Na noite de ontem, a Frente parlamentar em defesa da Enfermagem projetou mensagens de apoio no Congresso Nacional.

A presidente do Cofen, Betânia dos Santos, destacou o paradoxo entre o reconhecimento alcançado pela Enfermagem na pandemia e as duras condições enfrentadas pelos profissionais. “A Enfermagem é a maior categoria da Saúde no Brasil. Compomos a linha de frente do atendimento, em meio à mais grave crise sanitária enfrentada em muitas gerações. É hora de enfrentar a contradição entre a responsabilidade exercida pelos profissionais de Enfermagem e as condições de trabalho e renda”, afirmou a presidente do Cofen, Betânia dos Santos.

Compartilhar