Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Cofen Recebe Manifestantes em Defesa do Piso Salarial

14 de maio de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Caravana, com profissionais de diversos estados, chegou de surpresa e foi recebida pela diretoria do Cofen.


A diretoria do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) recebeu, nesta quinta-feira (13), caravana em defesa do Piso Salarial. A caravana, que partiu de Tocantins com profissionais de diversos estados, se reuniu com a presidente, Betânia dos Santos, o vice-presidente, Antônio Marcos Gomes, e o conselheiro Vencelau Pantoja para manifestar apoio ao Projeto de Lei 2.564/2020.

Cofen Recebe Manifestantes em Defesa do Piso Salarial

Cofen Recebe Manifestantes em Defesa do Piso Salarial

Os manifestantes agradeceram a mobilização do Cofen em defesa do PL, que estabelece o piso nacional e fixa a jornada de trabalho em 30h semanais. Para o vice-presidente Antônio Marcos Gomes, a mobilização demonstra o empenho dos profissionais e a importância da pauta, que já recebeu quase 1 milhão de votos favoráveis em enquete realizada pelo Senado. “Parabenizamos a caravana pelo sacrifício, pelo empenho em uma causa coletiva. É um caminho árduo e só avançaremos juntos”, afirmou o vice-presidente.

A valorização profissional é o tema de campanha do Cofen na Semana da Enfermagem 2021. Diversas ações convidam a população a abraçar as causas dos mais de 2,4 milhões de profissionais e cobrar celeridade na votação do PL do Piso. De autoria do senador Fabiano Contarato (Rede ES), a proposta obteve parecer favorável da senadora Zenaide Maia (Pros RN) e aguarda votação no Senado. Se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados. Na noite de ontem, a Frente parlamentar em defesa da Enfermagem projetou mensagens de apoio no Congresso Nacional.

A presidente do Cofen, Betânia dos Santos, destacou o paradoxo entre o reconhecimento alcançado pela Enfermagem na pandemia e as duras condições enfrentadas pelos profissionais. “A Enfermagem é a maior categoria da Saúde no Brasil. Compomos a linha de frente do atendimento, em meio à mais grave crise sanitária enfrentada em muitas gerações. É hora de enfrentar a contradição entre a responsabilidade exercida pelos profissionais de Enfermagem e as condições de trabalho e renda”, afirmou a presidente do Cofen, Betânia dos Santos.

Compartilhar