A Enfermagem está atenta e mobilizada para garantir avanços no Congresso Nacional e prepara novo ato público em 4 de junho, em Brasília.
A Enfermagem está atenta e mobilizada para garantir avanços no Congresso Nacional e prepara novo ato público em 4 de junho, em Brasília. A Comissão de Relações Institucionais do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) debateu hoje, 30/4, em sua primeira reunião, estratégias para pautar a Proposta de Emenda Parlamentar (PEC) 19, que determina a aplicação do Piso salarial à jornada de 30 horas semanais e o seu reajuste anual.
Primeira reunião da Comissão de Relações Institucionais do Cofen, no edifício-sede, em Brasília.
“Estamos em permanente diálogo político-institucional, mas é hora de reforçar a voz da Enfermagem nas ruas para nos fazer ouvir no Congresso”, convoca conselheira do Cofen Ana Paula, deputada federal e coordenadora da Comissão de Relações Institucionais. Composta por lideranças da Enfermagem, incluindo enfermeiros, técnicos e auxiliares, a nova Comissão busca ampliar o diálogo com a sociedade e a articulação em defesa da profissão.
O ato de 4 de junho é organizado em parceira pelas entidades do Fórum Nacional da Enfermagem, no anexo 2 da Câmara dos Deputados, às às 9h30.
“Queremos sensibilizar o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Otto Alencar (BA), para pautar a PEC. Após o ato da Enfermagem, em março, o senador afirmou que a PEC 19 seria pautada. Seguimos atentos. A pressão é grande, mas sabemos que a união da Enfermagem é capaz de conquistar o que parecia impossível”, afirma Ana Paula. A PEC 19 foi proposta pela senadora Eliziane Gama (MA), recebeu parecer favorável do senador Fabiano Contarato (ES) e aguarda votação na CCJ, para seguir à comissão especial e ao plenário do Senado.
“A aprovação da PEC 19 representa uma solução definitiva para o Piso da Enfermagem, uma conquista histórica da profissão, que precisa ser preservada e ampliada, até chegar ao contracheque de todos os profissionais, sem perder valor de compra”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.
A reunião teve a participação dos deputados estaduais Lilia Behring, presidente do Coren-RJ, e Gilmar Jr, presidente do Coren-PE; Fábia Richter, ex-prefeita de Cristal/RS (2013-2020); Tony Costa, presidente da Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten); e Fábio Lima (“Fábio do Coração”) e Adalberto Salvares, lideranças dos profissionais de Enfermagem de nível médio.
A agenda prossegue à tarde, na Câmara dos Deputados, onde o Cofen inaugurou a exposição A Grandeza da Enfermagem.