Catálogo CIPE Para Pacientes Adultos em Processo Deneurorreabilitação

7 de março de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Constrói um Catálogo de conceitos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) na neurorreabilitação de adultos.


A neurorreabilitação é identificada, como um importante componente no processo saúde-doença de pessoas com deficiência, condição cada vez mais complexa e diversificada. O Processo de Enfermagem é uma ferramenta metodológica que deve ser utilizada para direcionar os cuidados prestados a essa população e para utilizá-la é recomendado o uso de uma terminologia unificada, capaz de possibilitar, aos enfermeiros codificar, armazenar e recuperar a informação em um formato que possa ser útil e aplicável na assistência ao paciente.

Catálogo CIPE Para Pacientes Adultos em Processo Deneurorreabilitação

Catálogo CIPE Para Pacientes Adultos em Processo Deneurorreabilitação.

Objetivo: construir um Catálogo de conceitos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) na neurorreabilitação de adultos. Método: Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em quatro etapas: composiçãodos enunciados de diagnósticos / resultados e intervenções de enfermagem; construção de definições operacionais para os enunciados dos diagnósticos / resultados de enfermagem;validação de conteúdo dos enunciados e das definições operacionais dos diagnósticos/resultados de enfermagem e dos enunciados das intervenções de enfermagem junto a enfermeiros especialistas na área; organização do Catálogo de acordo com o Modelo de Adaptação de Roy. Resultados: Foram construídos 1490 enunciados, sendo 394diagnósticos/resultados de enfermagem e 1090 intervenções de enfermagem. Validou-se quanto ao conteúdo 266 diagnósticos/resultados de enfermagem e 540 intervenções. Osenunciados foram alocados nos modos do Modelo de Adaptação de Roy, sendo 20 diagnósticos/resultados e as intervenções de enfermagem no modo desempenho de papel, 10 diagnósticos/resultados e suas intervenções de enfermagem no modo interdependência; 52 no modo autoconceito e, 184 no modo fisiológico.

Conclusão: desenvolveu-se um Catálogo CIPE® para Adultos em processo de neurorreabilitação à luz do modelo teórico de adaptaçãode Roy. Diagnósticos / resultados e intervenções de enfermagem foram propostos e validados e para ajudar o raciocínio clínico do enfermeiro. Este foi julgado como refletindo as demandas que a população pode apresentar durante o processo de neurorreabilitação e seu uso darásuporte à documentação sistemática do cuidado clínico de enfermagem, usando a CIPE® como terminologia de referência. A CIPE® tem sido considerada uma classificação versátil pois seadapta às muitas realidades e singularidades da prática de enfermagem.

Neste sentido, acredita-se que esse Catálogo possa ser usado por enfermeiros reabilitadores na sua prática, padronizando a linguagem empregada e contribuindo com o processo de tomada de decisão clínica.

Compartilhar