Aplicabilidade das Tecnologias na Assistência de Enfermagem Com Foco na Segurança do Paciente

16 de maio de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Conhece a percepção dos enfermeiros em ambiente hospitalar sobre a implementação das tecnologias na assistência de enfermagem com foco na segurança do paciente.


A segurança nos estabelecimentos de saúde ganhou repercussão após a publicação, em 1999, do relatório To Err Is Human: Building a Safer Health Care System do Institute of Medicine, em que consta as muitas mortes decorrentes de erros, evitáveis, ocorridos durante a assistência prestada nos Estados Unidos da América, o que contribuiu para mais gastos na saúde.

Seguranca-Pacientes

Foto: Divulgação.

No Brasil, o hospital é o local onde ocorre a maior taxa de incidentes relacionados a assistência à saúde, 94%, onde os setores de internação assumem 53,2% e as Unidades de Terapia Intensiva 29,8%, conforme publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) por meio do Boletim Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde No. 15.
Ainda a nível nacional, pesquisa mostra que as falhas durante a assistência à saúde são responsáveis por 44,1% do total de 492 óbitos resultantes de eventos adversos, além dos 4,5% referentes às falhas durante o procedimento cirúrgico e 3% por queda do paciente. Sendo assim, é imperativo a necessidade de medidas estratégicas para melhorar o gerenciamento de riscos, que podem causar danos irreversíveis ao paciente.

Segurança do Paciente

Diante desse cenário, o gerenciamento de riscos no ambiente hospitalar é de fundamental importância e o enfermeiro é o principal autor no processo de implantação e implementação de ações que visem a segurança do paciente e a qualidade da assistência por meio da avaliação dos cuidados prestados, da educação em saúde para a equipe e da incorporação de instrumentos que auxiliem a otimização do serviço de enfermagem.
A tecnologia oferece importante instrumento de apoio ao processo assistencial, porém, devido as constantes inovações e a complexidade envolvida, novos incidentes podem ocorrer relacionados a utilização dos aparatos tecnológicos.
Acrescenta-se ainda que a efetividade da assistência à saúde está diretamente relacionada aos recursos humanos, ao processo assistencial e às tecnologias em saúde. Para tanto, as tecnologias estão se tornando instrumentos fundamentais em todas as etapas do processo assistencial em qualquer tipo de estabelecimento de saúde.
A opção pelo presente objeto de estudo se deu pelo fato de trabalhar em ambiente hospitalar, cenário em que ocorre o maior número de erros, com vistas à possibilidade de conhecer novas perspectivas de oferecer um cuidado mais seguro.
Mediante os desafios encontrados face aos riscos em estabelecimentos de saúde, atrelados à possibilidade de melhoria do processo assistencial, por meio de aparatos tecnológicos, esta pesquisa teve como objetivo: Conhecer a percepção dos enfermeiros em ambiente hospitalar sobre a implementação das tecnologias na assistência de enfermagem com foco na segurança do paciente.
Compartilhar