A Atuação do Enfermeiro Frente as Hepatites Virais

6 de março de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Descreve a importância da atuação do enfermeiro na assistência prestada na prevenção e no tratamento das hepatites virais e traçar o perfil e sociodemográfico das hepatites virais.


As hepatites virais são patologias de grande disseminação mundial causada por diversos agentes etiológicos. A hepatite pode ser definida como uma inflamação do parênquima hepático que provoca mudanças leves, moderadas ou graves.

Foto: Alesp.

Objetivo: Descrever a importância da atuação do enfermeiro na assistência prestada na prevenção e no tratamento das hepatites virais e traçar o perfil e sociodemográfico das hepatites virais. Métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão integrativa da literatura. Foram selecionados artigos publicados entre 2013 a 2022, indexados nas bases de dados: LILACS, SciELO e na BVS/BIREME, disponibilizados no idioma português.

Resultados: Foram encontrados 15 artigos sobre a temática. A maior concentração de casos é de HAV 30,3% na região do Nordeste. Já a proporção de indivíduos infectados pelo vírus B e C 34,9% e 60% foi mais prevalente na região Sudeste, e com relação a região Norte, 74,9% do total de casos são do tipo HDV. A enfermagem como integrante da equipe de saúde, tem o compromisso de realizar ações que visem a saúde, mediando as ações de prevenção e controle dessa infecção.

Conclusão: os profissionais de enfermagem dominam a temática de controle de doenças imunopreveníveis, doenças infectocontagiosas, como febre amarela, hepatite viral. Os autores ressaltam que a participação desses profissionais nos cursos de educação continuada em saúde traz melhoria no atendimento ao paciente, criando vínculo com a comunidade, assim facilitando a oferta de cuidados. O serviço ainda possui algumas dificuldades sobre o conhecimento da população sobre hepatites virais, implementar estratégias de enfrentamento são necessárias.

Compartilhar