Identifica os critérios clínicos e insumos utilizados para a administração do primeiro banho em recém-nascido prematuro de muito baixo peso.
A Organização Mundial de Saúde define recém-nascido prematuro como toda criança nascida viva antes de 37 semanas de gestação. Quanto ao peso de nascimento, o recém-nascido (RN) poderá ser considerado de muito baixo peso ao nascer quando o peso de nascimento for inferior a 1.500 gramas, independentemente da idade gestacional. Apesar de representarem uma pequena parcela de 1 a 2% entre os recém-nascidos vivos, são ao mesmo tempo responsáveis por aproximadamente 25 a 30% da mortalidade infantil e 50 a 70% da mortalidade neonatal.
Observa-se que, na assistência direta e indireta ao recém-nascido na UTIN, o enfermeiro destaca-se na prestação do cuidado integral, que abrange desde a parte educativa aos pais até a coordenação, supervisão e execução dos cuidados de enfermagem junto à equipe de saúde. Dentre os procedimentos assistenciais realizados pela equipe de enfermagem na UTIN, destacam-se a punção venosa periférica, instalação e manutenção de cateteres orogástricos e vesicais, instalação da nutrição parenteral, realização de curativos, aspiração de vias aéreas, manutenção da intubação traqueal e administração do banho.
Para o Ministério da Saúde (MS), o banho ao recém-nascido prematuro de muito baixo peso resulta em um nível alto de manipulação, que pode produzir diversas reações ao recém-nascido, entre elas, a hipotermia e os distúrbios cardiorrespiratórios. Assim, o banho destes clientes exige uma avaliação conjunta dos sinais clínicos e insumos utilizados, que promovam segurança ao recém-nascido e ao profissional que o executa. Desta forma, a estabilidade hemodinâmica é um critério clínico essencial para a indicação do banho em recém-nascidos prematuros de muito baixos pesos internados em UTIN. Quando essa avaliação não é bem definida, poderá levar a piora clínica, aumento do tempo de internamento e custos para o estabelecimento de saúde. Entre os critérios clínicos para avaliar a estabilidade hemodinâmica destacam-se as frequências cardíaca e respiratória, cor da pele, tônus muscular, temperatura, entre outros.
No entanto, o banho tem sido considerado um procedimento de rotina em algumas UTIN em que a execução sem critérios pré estabelecidos poderá implicar em piora clínica ao recém-nascido prematuro de muito baixo peso. Atrelado a isso, as evidências científicas são incipientes para subsidiar a realização do procedimento. Assim, esse estudo objetivou identificar os critérios clínicos e insumos utilizados para a administração do primeiro banho em recém-nascido prematuro de muito baixo peso internado em UTIN.