Elaboração e Validação de Vídeo Educativo Sobre o Banho Domiciliar do Recém-nascido a Termo

8 de agosto de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir

Elabora e valida um vídeo com desenho animado direcionado aos familiares cuidadores sobre o banho domiciliar do recém-nascido a termo.


O período neonatal é um momento de grande vulnerabilidade, pois nesta fase concentram-se riscos biológicos, ambientais, socioeconômicos e culturais. Apesar do baixo risco, o recém-nascido a termo requer cautela, pela vulnerabilidade e dependência total de cuidados, para a promoção de um desenvolvimento saudável e harmonioso, com redução da morbimortalidade infantil. Logo, é necessária participação ativa e autônoma da mãe e da família no cuidado, para que as intervenções relacionadas à manutenção da saúde possam ser realizadas em segurança no domicílio.

Elaboração e Validação de Vídeo Educativo Sobre o Banho Domiciliar do Recém-nascido a Termo

Elaboração e Validação de Vídeo Educativo Sobre o Banho Domiciliar do Recém-nascido a Termo. Foto: Divulgação.

Em geral, os cuidados domiciliares, especialmente o banho, estão embasados nos valores, crenças, costumes e experiências vivenciados ao longo das histórias de vida das puérperas e familiares. No entanto, as ações relacionadas ao banho também necessitam de embasamento em evidências científicas que corroborem para a prevenção de agravos à saúde dos bebês. Portanto, é essencial o elo entre a prática baseada em evidências e os saberes e crenças populares, para a promoção de um cuidado seguro.

No banho, são desencadeados estímulos no recém-nascido que podem alterar seu estado comportamental. Aqueles que não são adequadamente banhados e aquecidos após o banho podem desenvolver hipotermia e sintomas associados, como diminuição da saturação de oxigênio, alteração na frequência respiratória e cardíaca, além do aumento dos riscos de acidentes devido à sobrecarga de estresse e agitação. Ademais, o uso de produtos inapropriados pode afetar o pH e a hidratação, além de prejudicar a composição da flora bacteriana da pele.

Banho Domiciliar do Recém-nascido

A orientação sobre a melhor forma de realizar o banho e os outros cuidados cotidianos com o bebê é de responsabilidade da equipe de enfermagem. Assim, o enfermeiro precisa utilizar-se de recursos que facilitem a comunicação e a compreensão pelo público-alvo. Logo, precisa dispor de estratégias educativas em saúde que atuem como instrumentos facilitadores no compartilhamento do conhecimento junto à população.

As tecnologias educacionais atuam como um recurso de intervenção no processo de ensino-aprendizagem. Dentre elas, pela versatilidade e facilidade de aplicação, os vídeos educativos têm sido utilizados por enfermeiros como estratégia eficaz para a promoção da saúde da população, visto que é possível captar a atenção do público, estimular a criatividade, despertar a curiosidade com relação à temática abordada e desenvolver a prática educativa de forma simples e objetiva.

Estudo brasileiro, que elaborou e validou uma animação sobre os cuidados com o prematuro no domicílio, aborda o banho focalizando o recém-nascido prematuro e os cuidados específicos para a saúde e bem-estar do mesmo. Investigação, realizada em Bangladesh, avaliou a eficácia de uma intervenção educativa que oferece informações sobre gravidez, parto, cuidados essenciais para recém-nascidos e nutrição para mulheres grávidas e novas mães, por meio de mensagens de voz ou texto no telefone celular. Quanto ao banho, o estudo traz apenas a importância de se atrasar o primeiro banho do recém-nascido para a manutenção de sua saúde.

Não foram localizados estudos que abordassem a elaboração e validação de tecnologias educacionais no formato de vídeos educativos sobre o banho do recém-nascido a termo, para disponibilização na internet, o que justifica a realização desse estudo. Portanto, um recurso audiovisual dessa natureza pode ajudar a instrumentalizar mães e familiares em relação a essa prática cuidativa, fortalecendo seu interesse e compreensão sobre o tema, consequentemente estimulando a autonomia e a segurança das famílias.

Assim, objetivou-se elaborar e validar um vídeo com desenho animado direcionado aos familiares cuidadores sobre o banho domiciliar no recém-nascido a termo.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/