Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso: Método Canguru: Caderno do Tutor

9 de maio de 2016 por filipesoaresImprimir Imprimir


O Método Canguru (MC) foi inicialmente idealizado na Colômbia no ano de 1979, com o objetivo, naquele país, de solucionar uma situação de superpopulação na UTI. Visando a reduzir os custos da assistência perinatal e promover, por meio do contato precoce pele a pele entre a mãe e o seu bebê, maior vínculo afetivo, maior estabilidade térmica e melhor desenvolvimento.

Leia Mais: 

O Método canguru

O Método preconizava alta hospitalar precoce, e o acompanhamento ambulatorial era um dos pilares fundamentais. O seguimento dessas crianças que no domicílio deveriam continuar sendo mantidas aninhadas ao peito da mãe na “posição canguru”. A partir de então, o ato de carregar o recém-nascido pré-termo contra o peito materno ganhou o mundo, recebendo adeptos e opositores. Conforme é natural em todo o processo de aplicação de novas metodologias.

No entanto, essa postura não percebia as necessidades essenciais do pré-termo na sua integralidade, na superação das suas dificuldades biológicas. Sendo assim maior o seu grau de imaturidade, colocando essas crianças sob uma prática de risco. Esse aspecto fez com que, por muito tempo, essa metodologia fosse rotulada como uma alternativa encontrada pelos países pobres para baratear o custeio do cuidado neonatal.

Compartilhar