28/02/2019

Carga De Trabalho e Dimensionamento De Pessoal De Enfermagem Em Terapia Intensiva Neonatal

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) é o ambiente

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) é o ambiente destinado a prestar cuidado integral ao recém nascido (RN) clinicamente grave ou potencialmente grave. Para isso, necessita de infraestrutura e tecnologia qualificada para viabilização de condições técnicas adequadas à prestação de assistência constante. Sobretudo que seja especializada e segura, incluindo instalações físicas, alta carga de trabalho, equipamentos e recursos humanos adequados.

 

Leia Mais:

Assistência prestada aos pequenos pacientes

A equipe de enfermagem se destaca no manejo das tecnologias em saúde e da assistência prestada aos pequenos pacientes. Uma vez que possui habilidades técnicas e domínio científico para o cuidado ininterrupto e integral aos RN de risco admitidos nestas unidades. Logo, o trabalho da enfermagem deve desdobrar-se em saberes individuais
e coletivos nos domínios do conhecimento, experiências e competências de seu escopo profissional.

Sabendo que a equipe de enfermagem presta assistência contínua e ininterrupta para os neonatos, é fundamental conhecer a carga de trabalho. Dessa forma se pode dimensionar o quadro de pessoal previsto ao cuidado.

O estudo dessa forma mensura a carga de trabalho da equipe de enfermagem de uma UTIN e dimensionar o quadro de pessoal necessário para o suprimento desta demanda.




    revista_enfermagem
    munean
    anais_cbcenf