Construção e Validação de Livreto Educativo Lúdico Para Realização da Visita Pré-operatório de Enfermagem

10 de março de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Constrói e valida um material educativo lúdico para orientar crianças de 7 a 12 anos e seus familiares durante a visita pré-operatória de Enfermagem.


Considerando que as crianças não são acompanhadas pelos seus pais durante a cirurgia, a visita pré-operatória tem o objetivo de prepará-las e encorajá-las para a cirurgia, bem como minimizar a preocupação dos pais. No planejamento da avaliação pré-operatória dos pacientes pediátricos faz-se necessário utilizar uma linguagem adequada, sendo uma abordagem lúdica uma possibilidade.

Construção e Validação de Livreto Educativo Lúdico Para Realização da Visita Pré-operatório de Enfermagem

Construção e Validação de Livreto Educativo Lúdico Para Realização da Visita Pré-operatório de Enfermagem. Foto: Divulgação

Visita Pré-operatório de Enfermagem

Objetivo: Construir e validar um material educativo lúdico para orientar crianças de 7 a 12 anos e seus familiares durante a visita pré-operatória de enfermagem.

Método: Trata-se de um estudo metodológico para construção e validação de material educativo com a participação de enfermeiros e médicos com experiência no estudo, pesquisa ou assistência na cirurgia infantil (centro cirúrgico ou pediatria) há pelo menos dois anos e pais e crianças cirúrgicas de 7 até 12 anos. Foi elaborado um material educativo lúdico, do tipo revista em quadrinhos, para abordar o período perioperatório, incluindo a equipe cirúrgica, o centro cirúrgico e rotinas, equipamentos e os principais procedimentos realizados no ato anestésico cirúrgico. Foi realizada a validação do conteúdo por juízes (especialistas) e a validação de face pelos pais. Foi utilizado o Índice de validade de conteúdo (IVC) que mede a proporção ou porcentagem de juízes que estão em concordância. Este método emprega uma escala tipo Likert com pontuação de um a quatro. Foi empregada uma pontuação de corte, o IVC igual a 0,78. Utilizou-se uma amostra não probabilística, com juízes e familiares.

Resultados: Participaram da validação de conteúdo 19 juízes: 14 enfermeiros e 05 médicos, sendo 07 doutores, 04 com pós-doutorado e 03 professores associados. Da validação de face participaram 22 mães. Com relação ao tempo de atuação na área obteve-se uma média de 14 anos, e com uma média do escore de Fehring de 28 pontos. A validação de conteúdo e face foi realizada com um índice de validade de conteúdo global de 0,89 e 0,99, respectivamente.

Conclusão: Foi elaborado e validado um material educativo impresso, desenvolvido na língua portuguesa, tem 21 páginas está disponível gratuitamente no formato impresso, é um instrumento proposto como um guia para que o enfermeiro possa transmitir educação em saúde às crianças que serão admitidas no centro cirúrgico.

Compartilhar