Valida o conteúdo de uma matriz avaliativa do processo de Enfermagem no contexto hospitalar.
O Processo de Enfermagem (PE) é um importante método organizador do cuidado, através do raciocínio clínico, legal, ético e científico, bem como de documentação da prática profissional. Entretanto, a implantação e execução do PE frequentemente ocorre de forma fragmentada e dissociada das realidades locais.
Através de revisão do estado da arte e visitas técnicas em hospitais que são referências nacionais sobre o PE, foi identificada a incipiência de iniciativas de avaliação do PE no contexto hospitalar. Diante disso, o objetivo do presente trabalho consistiu em validar o conteúdo de uma matriz avaliativa do processo de enfermagem no contexto hospitalar.
Para isso, foi desenvolvido um estudo metodológico com delineamento transversal, que foi submetido a um processo de validação, através da técnica de Validade de Conteúdo (VC). Assim, a construção e validação da matriz avaliativa foi conduzida em quatro etapas, a partir dos referenciais teórico-metodológicos para validação de instrumentos em saúde e Planejamento Estratégico Situacional. Primeira etapa: levantamento bibliográfico e seleção das referências estruturantes. Segunda etapa: construção do modelo logico e da matriz de análise e julgamento (MAJ) a partir dos momentos do Planejamento Estratégico Situacional (PES) e demais referências selecionadas. Terceira etapa: validação de conteúdo por um comitê de especialistas. Para isso foi utilizada a técnica Delphi por meio da Avaliação Global e de Itens. Foram realizadas duas rodadas com a adesão de 11 juízes. Quarta etapa: análise dos dados de validação do conteúdo através do cálculo da Taxa de Concordância (TC) e Índice de Validade de Conteúdo (IVC).
Ao final das duas rodadas realizadas, a matriz teve uma taxa de concordância de 90% quanto ao formato e 100% quanto os demais aspectos gerais da matriz. Também teve uma taxa de concordância de 100% quanto a abrangência e representatividade dos domínios da matriz. Quanto ao IVC, os itens tiveram um total de 0,97 para clareza e 0,98 para representatividade. Assim, o conteúdo da matriz foi considerado validado pelos juízes e apto para avaliação do PE, o que pode contribuir assim para subsidiar iniciativas institucionais de consolidação do PE nos serviços de enfermagem.