Utilização da Telenfermagem por Enfermeiras Durante a Pandemia da Covid-19

16 de novembro de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Conhece as perspectivas de enfermeiras sobre a utilização da telenfermagem durante a pandemia da COVID-19


O telesaúde consiste na utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) que vêm sendo aplicadas nas mais diversas áreas, aproximando os profissionais da atenção primária e os especialistas de referência, para prestar serviços de saúde a distância e para compartilhar informações. Pode alcançar pessoas e comunidades onde o acesso à saúde é limitado ou inexistente.

Telenfermagem é regulamentada no Brasil

Foto: Divulgação.

Em surtos anteriores de SARS-CoV e MERS-CoV, a utilização de teleatendimento foi bastante útil, e no contexto da pandemia da Covid 19, há evidências que esse tipo de atendimento beneficiou o gerenciamento do cuidado em saúde, com melhoria da logística para as consultas, e sobretudo redução do risco de exposição ao vírus SARSCoV-2. Nesse período, outras modalidades também ganharam destaque como, a telenfermagem, voltada tanto para a triagem como para cuidados personalizados, a fim de fortalecer as atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças.
Estudos recentes confirmam a potencialidade da telenfermagem para casos urgentes e não urgentes; a exemplo do acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, como diabetes, manejo dos sintomas de pacientes com câncer, e insuficiência cardíaca crônica, além de ser custo-efetivo em comparação a cuidados habituais.
Para tanto, a expansão e desenvolvimento da telenfermagem, esbarra-se não somente na escassez de enfermeiros treinados, mas na resistência da adesão à tecnologia por alguns profissionais. Assim, compreendendo os desafios no desenvolvimento dessa tecnologia, questiona-se: Quais as perspectivas de enfermeiros sobre a utilização da telenfermagem? E para responder esse questionamento, o estudo objetivou conhecer as perspectivas de enfermeiras sobre a utilização da telenfermagem durante a pandemia da Covid 19.
Compartilhar