Abordagem mescla conhecimentos tradicionais de cura às práticas consagradas.
A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) criou o primeiro curso de Enfermagem voltado à cultura dos povos indígenas. As inscrições estão abertas desde esta segunda (19) e oferecem 50 vagas no campus de Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, sendo 46 vagas para indígenas (uma para cada etnia do estado) e outras quatro para ampla concorrência.
O chamado primeiro curso de Enfermagem Intercultural Indígena é uma capacitação voltada preferencialmente aos técnicos em Enfermagem, agentes indígenas de saúde e agentes indígenas de saneamento que atuam ou já estiveram em comunidades de povos originais ou em outras instituições de saúde voltadas para as populações indígenas. Mas também está aberto a todos os jovens indígenas interessados.
O curso de Enfermagem Intercultural Indígena tem abordagem multidisciplinar, mesclando conhecimentos tradicionais indígenas às práticas consagradas da Enfermagem. Além da medicina tradicional indígena e seus sistemas de cura, serão abordadas as noções de saúde e doença das diferentes culturas, com práticas de cuidado contemporâneas.
A coordenadora do curso, Ana Cláudia Trettel explica que a graduação é uma reivindicação das próprias comunidades originais. “Estabelecemos uma grande parceria com o governo estadual e com os Conselhos de Enfermagem para este curso acontecer”, declarou.