Trajetórias das Práticas Integrativas e Complementares no SUS

29 de junho de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir

Experiências exitosas mapeadas do norte ao sul do país, em torno das temáticas da gestão e atenção integral à saúde.


Quando iniciamos as Rodas de Práticas do IdeiaSUS, em 2017, reunindo iniciativas em desenvolvimento no SUS, algumas experiências sobre a aplicação das práticas integrativas e complementares em saúde, as chamadas PICS, causaram grande impacto. Chamou atenção a integralidade das ações e as transformações que provocavam nos arranjos produtivos locais, bem como o resgate dos saberes ancestrais e a valorização do autocuidado.

trajetorias-praticas-integrativas-complementares-sus

Esta publicação resulta, em parte, dessa iniciativa de encontros de ideias e práticas, que começa há quatro anos. Ela é, também, fruto da aproximação entre o IdeiaSUS e o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN), iniciada há algum tempo e materializada, em agosto de 2020, com um Acordo de Cooperação Técnica. A aproximação entre as instituições vem na esteira da amizade de quatro décadas que um dos organizadores do livro e pesquisador do IdeiaSUS, Juraci Vieira Sergio, tem com o também organizador da publicação Ricardo Ghelman, presidente do CABSIN.

Para organizar o livro convidamos amigos de jornada do CABSIN. Como autores dos relatos, diferentes instituições e parceiros das Práticas Integrativas e Complementares do SUS. São trajetórias emocionantes, de luta na construção de políticas, programas e serviços de saúde que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e prevenção da saúde, por meio de recursos eficazes e seguros, comprovados pela ciência.

Práticas Integrativas e Complementares

A saúde integrativa e seus recursos terapêuticos que proporcionam bem-estar ao indivíduo e à coletividade, a partir da escuta acolhedora, do vínculo entre o paciente e o profissional de saúde e da integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade, são a inspiração de toda esta obra.

Buscamos refletir o esforço de profissionais dedicados há anos às práticas integrativas e complementares em saúde Brasil afora, bem como a visão ampliada do processo saúde-doença e a importância do autocuidado, que norteiam os recursos terapêuticos em curso no SUS.

Este é um convite a um passeio pelos vários cantos deste país, por suas tradições e seus saberes. Importância dos saberes populares e tradicionais sobre as plantas medicinais, boas práticas de saúde, promoção do bem-estar físico e mental são alguns importantes pontos trazidos e compartilhados em 15 relatos de experiência.

Do Norte ao Sul do país, vivenciamos experiências emocionantes. As incursões pela Floresta Amazônica e a aplicação e efetividade das plantas medicinais da região, na busca do conhecimento tradicional e popular. Em Brumadinho, Minas Gerais, o “grupo das PICS” ajudou a população local a enfrentar as consequências da tragédia que vitimou 270 pessoas, em janeiro de 2019, com o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, controlada pela Vale, sem falar nas dezenas de famílias que ficaram sem suas casas e terras. As práticas integrativas foram primordiais no apoio aos profissionais que atuaram no local e às vítimas que sobreviveram a esta tragédia.

Chama ainda atenção como as práticas integrativas e complementares se reinventaram em meio à Pandemia da Covid-19. Saibam que, com este livro, inauguramos também a Comunidade de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, mais uma parceria entre o IdeiaSUS e o CABSIN.

Compartilhar