/*
Exibição dos posts para a categoria Notícias Enfermagem, Publicações Eletrônicas, Artigos Científicos ou posts gerais
*/?>
Teses e Dissertações na Temática da Sífilis Produzidas por Enfermeiros nas Pós-graduações
13 de novembro de 2024 por filipesoares Imprimir
Analisa a produção científica realizadas por enfermeiros nas pós-graduações em saúde do Brasil em relação à sífilis.
O Programa de Pós-graduação (PPG) stricto sensu, formado pelos cursos de mestrado e doutorado, tem como objetivo a formação, em um nível maior, de profissionais para atuarem na pesquisa acadêmica aplicada e/ou na prática profissional de forma avançada e transformadora. A pesquisa aplicada busca resolver questões de caráter prático com a produção de novos conhecimentos, o que pode acarretar no desenvolvimento de intervenções no âmbito social e/ou educacional afim de melhorá-los, e a prática profissional visa a melhoria das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas.
Foto: Ministério da Saúde.
Nesse sentido, o mesmo é orientado quanto ao desenvolvimento de produções científicas ligadas ao avanço do conhecimento, da economia, cultura, inclusão social e o bem-estar da sociedade. Visando assegurar seu objetivo e de contribuir na expansão e consolidação dos programas, garantindo a qualidade dos mesmos, instituiu-se a Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (
CAPES), que ficou responsável em acompanhar e avaliar os programas de pós-graduação e, além disso, interligar o ensino e a pesquisa.
Para a realização dessa avaliação, a CAPES utiliza de instrumentos de avaliação, de acordo com o programa a ser avaliado, com critérios já definidos. Nessa avaliação existem critérios direcionados a questões sociais e mediante essa inserção social, verifica-se o compromisso da pós-graduação com a sociedade, uma vez que tem como objetivo a avaliação dos novos mestres e doutores, assim como suas pesquisas, quanto a atuação aos desafios da sociedade.
Mediante essa visão dos PPGs quanto a sua contribuição na aquisição e produção de conhecimentos para a qualificação profissional e em resposta às demandas sociais, na área da saúde, por exemplo, os profissionais ingressam na pós-graduação buscando uma qualificação para além do meio acadêmico, mas como um caminho de melhorar as suas atividades profissionais, o que, consequentemente, gera uma melhora quanto as respostas às questões sociais que são demandadas.
Dessa forma, a enfermagem ocupa essas pós-graduações buscando, quanto ciência e profissão, uma qualificação profissional. Essa qualificação e o fortalecimento da enfermagem estão diretamente ligados ao conhecimento científico e tecnológico de excelência que se é produzido a partir das pesquisas que ocorrem nos PPGs. Tendo em vista esse conhecimento que se é produzido, o mesmo, muitas vezes, está atrelado as vivências da prática profissional dos enfermeiros, os quais, buscam na pós-graduação fortalecer a área por meio de estudos científicos, tecnológicos e aprofundamentos teóricos que podem fortalecer a prática de enfermeiros baseado em evidências científicas voltada a diferentes realidades.
Então, a partir dos diferentes papéis da pós-graduação stricto sensu e da inserção da enfermagem em diferentes programas, considera-se relevante analisar as produções de pesquisa que tenham se debruçados em temas contidos em agendas brasileiras e mundiais sobre doenças infecciosas e crônicas, como é o caso da sífilis. Ainda que seja uma antiga infecção sexualmente transmissível, mencionada pela primeira vez na década de 1940, nos dias atuais, continua sendo um problema de saúde mundial.
E é visando esse problema que ações de prevenção e controle são executadas e mediante esse olhar das ações de controle, remete-se ao papel da enfermagem que atua de forma direta na execução dessas ações, como por exemplo, realização de consultas, tratamento, pré-natal, captação dos parceiros, ações de educação em saúde.
Assim, mediante o que se foi apresentado em torno do PPG stricto sensu, a inserção da enfermagem nesse espaço, a problemática da
sífilis e o caminho para seu controle, o presente estudo tem como pergunta condutora: Qual o panorama da produção científica realizada por enfermeiros nos programas de pós-graduação em saúde em relação à sífilis? Diante do presente questionamento e em pretensão de responde-lo, o estudo objetiva analisar a produção científica realizadas por enfermeiros nas pós-graduações em saúde do Brasil em relação à sífilis.