Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Telenfermagem Ganha Capítulo Inédito em Manual de Saúde Digital

15 de dezembro de 2025 por filipesoaresImprimir Imprimir

Guia técnico reforça diretrizes de Enfermagem para o cuidado remoto, telemonitoramento e educação em saúde.


A Associação Saúde Digital Brasil (SDB) lançou a 2ª edição do Manual de Boas Práticas em Telemedicina e Telessaúde, que traz, pela primeira vez, um capítulo dedicado exclusivamente à telenfermagem.

Manual da Saúde Digital Brasil traz capítulo inédito de telenfermagem.

O documento destaca a prática como uma estratégia essencial para ampliar o acesso à saúde, fortalecer a continuidade do cuidado e aumentar a resolutividade da Enfermagem em todos os níveis de atenção.

A publicação foi entregue, nessa quinta-feira (11), à chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Cofen, Tatiana Guimarães, e à conselheira Helga Bresciani, relatora da Resolução 696/2022 – posteriormente atualizada pela Resolução 707/2022 e a Resolução 717/2023 –, que normatiza a telenfermagem e estabelece diretrizes claras para a atuação de profissionais de Enfermagem em ambientes digitais.

De acordo com a conselheira Helga Bresciani, a telenfermagem se fortaleceu significativamente durante a pandemia de Covid-19, e hoje é uma prática imprescindível na atual conjuntura de saúde do Brasil. “Essa modalidade de atendimento é inclusiva, já que oportuniza o alcance da assistência de Enfermagem especialmente para quem enfrenta dificuldades de deslocamento ou acesso aos serviços presenciais, garantindo continuidade, equidade e qualidade no cuidado”, enfatizou.

Durante o encontro, a gerente executiva da SDB, Michele Alves, reforçou que a inclusão da Enfermagem no material reflete o reconhecimento do papel central desses profissionais na linha de frente do cuidado na saúde digital. “A iniciativa reforça o compromisso da Saúde Digital Brasil com a disseminação de boas práticas e com o diálogo permanente junto aos conselhos de classe”, destacou.

Estiveram presentes também a conselheira Ludimila Cunha e a coordenadora do Grupo de Trabalho de Telenfermagem do SBD, Juliana Beneit.

Compartilhar