/*
Exibição dos posts para a categoria Notícias Enfermagem, Publicações Eletrônicas, Artigos Científicos ou posts gerais
*/?>
Sistematização da Assistência de Enfermagem: Facilidades e Impasses na Óptica de Enfermeiros Hospitalares
27 de novembro de 2024 por filipesoares Imprimir
Analisa o conhecimento, bem como as facilidades e os impasses na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem na óptica dos enfermeiros.
No decorrer dos anos, as organizações de saúde vêm sofrendo grandes transformações tecnológicas e estruturais, tanto nos serviços ofertados quanto no capital humano. Tais modificações exigem dos profissionais de enfermagem capacidades para se adequarem as mudanças e requerem um trabalho conjunto com a equipe multiprofissional para proporcionar ao paciente um cuidado de qualidade e holístico.
Foto: Divulgação
Nessa direção, o exercício profissional da enfermagem é regido pela
Lei No. 7.498/1986, que determina o planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação como atividades privativas do enfermeiro. Desse modo, é certo que inúmeras são as responsabilidades e exigências que cabem somente ao enfermeiro e, diante disso, se torna imprescindível um amparo teórico-científico para oferecer segurança à assistência prestada ao paciente e qualidade na práxis trabalhadora.
Assim, para contribuir e assegurar a qualidade da assistência de enfermagem nas instituições públicas e privadas de saúde, foi criada a Sistematização da Assistência de Enfermagem (
SAE) com o objetivo de organizar as condições necessárias, desde o planejamento à implementação da assistência, ao indivíduo, família ou coletividade, em todos os níveis de atenção à saúde.
Nesse contexto, a Sistematização da Assistência de Enfermagem é um instrumento que contribui para a qualidade da prestação de cuidados ao paciente, sendo composta por uma variedade de recursos que favorecem o primeiro contato proporcionando autonomia ao enfermeiro. Com essa perspectiva, sistematizar é tornar algo sistemático e metódico, ou seja, a Sistematização da Assistência de Enfermagem é um conjunto de ações e métodos que direcionam e estabelecem as condições necessárias para o processo de trabalho do profissional de enfermagem em busca da excelência do cuidado.
Todavia, muitas são as barreiras afrontadas pelos enfermeiros que têm dificultado a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no cotidiano laboral. Percebe-se que faltam conhecimentos, habilidades e atitudes para a sua execução, como também a pouca aplicação desse instrumento durante os estágios para a formação profissional, insegurança para a realização das técnicas, e até mesmo o entendimento do assunto, a escassez de recursos humanos, a sobrecarga de trabalho e a desvalorização profissional.
Nesse contexto, faz-se necessário que seja avaliado o que culmina no distanciamento do que é preconizado e realizado atualmente nos serviços em que ocorre à assistência de enfermagem para que o enfermeiro exerça a autonomia que lhe é atribuída, implementando a Sistematização da Assistência de Enfermagem como uma ferramenta essencial para alcançar uma assistência de excelência.
Frente a essa relevância, este estudo apresenta-se o seguinte questionamento: Quais são as facilidades e impasses na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem encontrados por enfermeiros em um Hospital Geral do Sul de Minas Gerais?
Assim, o objetivo desta investigação foi analisar o conhecimento, bem como as facilidades e os impasses na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem na óptica dos enfermeiros em um hospital geral do Sul de Minas Gerais.