Sistematização da Consulta de Enfermagem Em Pré-Operatório Às Mulheres Com Câncer de Mama

29 de abril de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Elabora um modelo para consulta de enfermagem informatizada de pré-operatório de mulheres com câncer de mama no ambulatório do CEPON.


O câncer de mama é o tumor que mais acomete as mulheres, sendo sua incidência no mundo equivalente à 2.088.8491. No Brasil, estima-se 66.280 novos casos da doença para o ano de 20201. Para o controle da doença existem várias opções de tratamento, combinadas ou não. A cirurgia é um tratamento curativo e a maioria das mulheres é submetida a esta terapêutica. Neste contexto, o estabelecimento do vínculo e da confiança são pilares para o enfrentamento dos desafios o processo cirúrgico de ressecção do câncer de mama, sendo essencial a coleta de dados de enfermagem (entrevista e exame clínico) necessária para prática assistencial eficiente.

Sistematização da Consulta de Enfermagem Em Pré-Operatório Às Mulheres Com Câncer de Mama

Sistematização da Consulta de Enfermagem Em Pré-Operatório Às Mulheres Com Câncer de Mama. Foto: Divulgação

No período pré-operatório, o enfermeiro deverá estar atento aos sentimentos e preocupações manifestadas pelas mulheres, pois a não identificação de alterações pode levar a consequências e complicações, tanto no período periperatório quanto no pós-operatório tardio. Nesse contexto, a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) permite a organização do cuidado para que as necessidades e os problemas vivenciados pelas mulheres submetidas ao procedimento cirúrgico sejam assistidos, pois além da coleta de dados de enfermagem realiza-se o julgamento clínico para definição dos diagnósticos de enfermagem (DE), resultados (R) e intervenções de enfermagem (IE), a partir de um referencial teórico. A CE deve ser uma prática sistematizada, estruturada cientificamente e com uma linguagem de enfermagem unificada, oportunizando a comunicação e a documentação da sua prática.

Consulta de Enfermagem

As teorias de Enfermagem que sustentam a SAE e o Processo de Enfermagem (PE), desde 1997, no Centro de Pesquisa Oncológicas (CEPON), uma instituição brasileira de referência em alta complexidade para o tratamento oncológico, são as do Autocuidado de Dorothea Orem e das Relações Interpessoais de Hildegard Peplau. Ainda se registra que a SAE no período pré-operatório ocorre ambulatorialmente nas consultas de enfermagem, perpassando todas as etapas do PE8.

Em 2011, o software Sistema de Gestão em Saúde TASY foi implementado no CEPON, no qual os registros eletrônicos do PE iniciaram em 2015, estando cadastrados conteúdos relacionados à coleta de dados de enfermagem, DE, R e IE segundo a North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), Nursing Outcomes Classification(NOC) e Nursing Interventions Classification (NIC).

Neste sistema, estavam contempladas todas as etapas do PE, porém os conteúdos disponíveis para os registros de enfermagem não se adequavam a necessidade do pré-operatório da mulher com câncer de mama, incluindo os cruzamentos entre os DE, R e IE. Observou-se que as orientações relativas ao processo cirúrgico, bem como os registros eram assistemáticos, indicando a necessidade de organização do serviço de enfermagem com a implementação da CE informatizada.

Assim, definiu-se como objetivo elaborar um modelo para consulta de enfermagem informatizada de pré-operatório de mulheres com câncer de mama atendidas em um ambulatório oncológico.

Compartilhar