Síndrome De Burnout e Sua Relação Com a Ausência De Qualidade De Vida No Trabalho Do Enfermeiro

24 de fevereiro de 2016 por filipesoaresImprimir Imprimir


No desenvolvimento de seu trabalho, o enfermeiro vive situações de estresse, sendo alguns fatores contribuintes caracterizados por: número reduzido de profissionais de enfermagem em proporção à demanda. Excesso em quantidade e variedade de atividades a serem conciliadas e executadas. Dificuldade em delimitar os diferentes papéis entre as variadas classes da enfermagem. Falta de reconhecimento do público assistido e dos próprios colegas, do grupo multidisciplinar e ainda da organização.

Leia Mais:

Definição de Burnout

Conceitua estresse como um esgotamento pessoal, sinônimo de cansaço, dificuldade, frustração, ansiedade, desamparo, desmotivação, conhecido por Burnout, fenômeno esse que interfere diretamente no indivíduo.

Burnout, no inglês, é definido como aquilo que deixou de funcionar por absoluta falta de energia. Aquele que chegou a seu limite, tendo prejudicado seu desempenho físico ou mental.

Nessa perspectiva, desenvolvemos esta pesquisa bibliográfica, objetivando identificar no universo profissional dos enfermeiros a (in)existência entre a síndrome de Burnout e a ausência de qualidade de vida no trabalho.

Compartilhar