Sexualidade de Idosos: Conhecimento/Atitude de Enfermeiros da Estratégia Saúde da Família

4 de março de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Avalia o conhecimento e a atitude dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família sobre sexualidade na velhice.


A sexualidade é entendida como um componente essencial da existência humana, que varia de acordo com o contexto social, cultural e religioso. “Representa uma função vital do ser humano, ligada às necessidades de prazer, reprodução, amor, entre outros, da qual fazem parte diversos fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais, transmitidos de geração em geração”.

Sexualidade de Idosos: Conhecimento/Atitude de Enfermeiros da Estratégia Saúde da Família

Sexualidade de Idosos: Conhecimento/Atitude de Enfermeiros da Estratégia Saúde da Família

Assim, entende-se que a sexualidade vai além do corpo, do contato físico, pois há uma junção de prazeres: harmonia na relação, afeto, aspectos culturais e sociais. Portanto, a sexualidade faz parte das etapas da vida de homens e mulheres, incluindo jovens, adultos e idosos, que deve ser trabalhada de maneira diferente em cada fase.

Sexualidade de Idosos

Sobre a sexualidade na velhice, observa-se, ainda, preconceitos e mitos. A crença de que esteja ligada somente aos jovens contribui para a convicção de que a sexualidade para o idoso seja uma prática incomum e imoral.

O processo de envelhecimento não impossibilita que os idosos tenham a sua sexualidade interrompida. No entanto, o idoso é visto perante a sociedade como um ser assexuado, cuja prática de sexualidade é incomum, gerando uma desatenção pelos profissionais de saúde e aumentando a vulnerabilidade dessa população.

O Ministério da Saúde (MS) reforça a importância de lidar com a questão sexual da população idosa, devido não apenas ao envelhecimento populacional e crescimento das infecções sexualmente transmissíveis (IST) entre indivíduos com mais de 60 anos, mas também por tratar-se de um aspecto fundamental para a qualidade de vida dessas pessoas. Os idosos que ultrapassam as possíveis barreiras relacionadas ao envelhecimento para viverem uma sexualidade satisfatória são aqueles que recebem uma assistência acolhedora dos profissionais de saúde, por meio de informações dos acontecimentos próprios da velhice, e prestam maior atenção às dúvidas e inseguranças.

Papel da Enfermagem

A enfermagem deve estar atenta e preparada para dar o suporte necessário aos idosos acerca das intensas modificações envolvidas na plasticidade do corpo e dos fatores biológicos que interferem na sexualidade. Os profissionais de saúde devem ser isentos de preconceitos, e é essencial que não tratem essa população como um ser em degeneração. “Assim, devem criar situações de valorização da autoestima, falar diretamente sobre o assunto, responder a todas as questões, sem rodeios ou constrangimentos, ajudando no seu bem-estar biopsicossocial”.

Com base na experiência vivida na Estratégia Saúde da Família (ESF), pode-se afirmar que esses trabalhadores desempenham um papel central na promoção da saúde do idoso. O contato longitudinal do enfermeiro da atenção primária junto ao idoso promove uma relação forte, pautada na confiança mútua, que pode facilitar e estimular a expressão de necessidades íntimas, como aquelas relacionadas à sexualidade. Por ser inexplorado o modo como os enfermeiros da ESF detêm os conhecimentos e as atitudes acerca da sexualidade na velhice, a compreensão dessas demandas por parte desses profissionais da saúde poderá auxiliar na análise das ações e comportamentos no que concerne à promoção da sexualidade do idoso.

Logo, considera-se que este estudo seja significativo para os profissionais de enfermagem por estimulá-los a refletir, criticamente, sobre o cuidado que prestam à população idosa, identificando os saberes e atitudes quanto à abordagem da sexualidade no idoso para a melhora da integralidade do cuidado.

Assim, este estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento e a atitude dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família sobre sexualidade na velhice.

Compartilhar