Sentido do Trabalho Para Enfermeiros do Âmbito Hospitalar

30 de abril de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Conhece o sentido do trabalho para enfermeiros do hospital universitário.


O trabalho nos últimos anos tornou-se uma atividade significativa na vida dos indivíduos, sendo um fator de integração social e de realização pessoal, pois influencia na qualidade de vida, sendo uma atividade munida de sentido para quem a realiza. O estudo objetivou conhecer o sentido do trabalho para enfermeiros do hospital universitário.

Sentido do Trabalho Para Enfermeiros do Âmbito Hospitalar

Sentido do Trabalho Para Enfermeiros do Âmbito Hospitalar. Foto: Divulgação

Sentido do Trabalho

A presente investigação trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, onde participaram 50 enfermeiros, os quais possuíam no mínimo um ano de trabalho na instituição pesquisada. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa, atendendo todos os requisitos dispostos na Resolução 466/2012.

Os dados foram coletados no período de março a julho de 2018 e a interrupção da coleta foi realizada no momento em que houve o esgotamento das reflexões dos participantes acerca do objeto de estudo. O instrumento para a coleta de dados foi a utilização de uma entrevista composta pela caracterização do perfil dos participantes e nove questões abertas, que visavam compreender o sentido do trabalho atribuído pelos enfermeiros. A nona questão foi à aplicação da técnica de recorte e colagem com gibis, a qual após analisada e tratada deu origem a um artigo.

Pesquisa

O tratamento dos dados das entrevistas foi analisado por meio de um software chamado Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires 0.7 alpha 2. A análise dos dados da técnica de recorte e colagem com gibis e os resultados provenientes do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires foram analisados segundo a análise de conteúdo. Emergiram três categorias de análise: a) o cotidiano do trabalho dos enfermeiros no âmbito hospitalar – evidenciou que as atividades de enfermagem se tornaram práxis por serem desenvolvidas no ambiente hospitalar, por seguirem normas, as quais são pré-estabelecidas pela instituição; b) a motivação no trabalho como fator influenciador do sentido do trabalho – o sentido do trabalho estava interligado com a motivação, o comprometimento, o reconhecimento, em ter um relacionamento satisfatório com a equipe de enfermagem e a equipe interdisciplinar, formando sua identidade profissional; c) as duas faces do sentido do trabalho: prazer e sofrimento – evidenciou que o sentimento mais presente entre os enfermeiros foi prazer em desenvolver suas atividades, relacionando-o diretamente com o sentido do trabalho.

O sofrimento também esteve presente nesta categoria, mesmo que em menor frequência, advindo das relações do processo de trabalho. Foi possível identificar que os enfermeiros atribuíram um sentido positivo ao seu trabalho, influenciando na sua atuação profissional e tornando uma atividade relevante na vida social e pessoal.

Compartilhar