Segurança no Uso de Vacinas

3 de março de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Apresenta erros envolvendo vacinas de acordo com os principais fatores contribuintes, bem como práticas seguras para preveni-los.


A vacinação ocupa lugar insubstituível no ranking de conquistas para a saúde pública do século XX, por sua capacidade de aumentar a expectativa de vida da população global, controlar epidemias, minimizar a resistência a antimicrobianos e salvar milhões de vidas por ano. Vacinas são imunobiológicos contendo substância antigênica que, ao serem inoculadas, são capazes de induzir imunidade específica ativa, protegendo contra, reduzindo a gravidade ou combatendo doenças causadas pelo agente de onde a substância antigênica foi originada. No mundo, existem vacinas para mais de 20 doenças potencialmente fatais, sendo um importante componente da atenção primária à saúde e um direito humano irrefutável.

Segurança no Uso de Vacinas

Segurança no Uso de Vacinas

Segurança no Uso de Vacinas

Recentemente, devido à pandemia pelo SARS-CoV-2 (severe acute respiratory syndrome coronavirus), muito se tem discutido mundialmente sobre vacinação, tanto pela comunidade científica e de profissionais de saúde, quanto pela população em geral. Apesar das discussões e avaliações técnicas sobre a segurança vacinal perpassarem aspectos relacionados à ocorrência de eventos adversos pós-vacinais, questões relacionadas à ocorrência de erros de medicação envolvendo vacinas não são abordadas com frequência.

Estima-se que erros de medicação ocorram em 27 a 35% de todas as vacinações independentemente do tipo de vacina. Segundo o ISMP dos Estados Unidos, que possui um programa de notificação de erros envolvendo vacinas denominado ISMP National Vaccine Errors Reporting Program (ISMP VERP), criado em 2012, a maioria dos erros com vacina atinge o paciente. Dessa forma, apesar da subnotificação ser comum, é esperada uma elevada frequência absoluta de erros vacinais, sobretudo em momentos de vacinação massiva, como vem acontecendo contra o Coronavírus em vários países. Considerando esse contexto, neste Boletim serão apresentados erros envolvendo vacinas de acordo com os principais fatores contribuintes, bem como práticas seguras para preveni-los. É necessário destacar, entretanto, que as informações deste Boletim não serão limitadas à segurança da vacinação contra o SARS-CoV-2, sendo abordados diferentes tipos de vacinas envolvidas em erros.

Compartilhar