Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde: Teoria e Prática

8 de janeiro de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Apresenta como a primeira literatura na temática de qualidade e segurança do paciente para a Atenção Primária à Saúde.


Publicação que apresenta como a primeira literatura na temática de qualidade e segurança do paciente para a Atenção Primária à Saúde (APS). Com intuito de abordar a temática de forma atualizada e prática a todos aqueles que se interessarem em desenvolver o assunto por meio de conhecimento atualizado e práticas factíveis ao cenário brasileiro. É um dos produtos do projeto “Formação sobre Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde”.

seguranca-paciente-aps

Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde: Teoria e Prática

O projeto surgiu a partir de uma demanda da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP) juntamente com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP)/MS. No qual o CONASS propôs. A partir do contexto da Planificação da Atenção à Saúde (PAS). Desenvolver estratégias para as ações de segurança do paciente na APS. Este projeto de Segurança do Paciente na APS é executado pelo Hospital Moinhos de Vento (HMV) – instituição de excelência e com expertise em projetos de segurança do paciente e educação – por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e tem como parceiros o Ministério da Saúde (MS). Representado pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente e Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). E o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Segurança do Paciente na APS

A necessidade de trazer visibilidade para a temática, que foi recentemente introduzida no âmbito da Política Nacional de Atenção Básica em 2017. E, ainda, trazer o tema e suas ferramentas ao alcance de pessoas que atuam no que é o primeiro ponto de atenção da rede de atenção à saúde. Além disso, sensibilizar os profissionais para o fato de que a insegurança do paciente é um problema de saúde pública em todo o mundo e deve, portanto, ser abordado a fim de reduzir os eventos adversos causados durante o processo de cuidado, onde quer que ele ocorra.

Compartilhar