Segurança do Paciente: uma Abordagem Específica no Curso Técnico em Enfermagem

24 de maio de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Elabora e aplica curso extracurricular semipresencial sobre segurança do paciente aos alunos do curso técnico em Enfermagem.


A segurança do paciente é tema de fundamental importância e influencia diretamente na qualidade da assistência. A enfermagem está envolvida nesse processo como promotora de ações de segurança por meio de suas práticas de cuidado.

Segurança do Paciente: uma Abordagem Específica no Curso Técnico em Enfermagem

Segurança do Paciente: uma Abordagem Específica no Curso Técnico em Enfermagem. Foto: Divulgação

Frente a esse contexto, é imprescindível que novas abordagens do processo de educação devem ser adotadas para garantir o acesso à formação daqueles que ainda não a possuem, como também educação permanente daqueles que atuam em unidades formadoras de capital humano e prestadoras de serviços de saúde que pretendem ampliar a sua formação profissional e envolver os pacientes e familiares nesse processo.

Segurança do Paciente

Assim, diante da necessidade de implantação de processo educativo sobre segurança do paciente nos currículos atuais das instituições de ensino em saúde e educando também pacientes e seus familiares, este estudo tem por objetivo elaborar e aplicar curso extracurricular semipresencial sobre segurança do paciente aos alunos do curso técnico em enfermagem e criar cartilha educativa para os pacientes e seus familiares.

O estudo foi desenvolvido na Escola Técnica: ETEC “Joaquim Ferreira do Amaral”- Jaú – Centro Paula Souza, no curso Técnico de Enfermagem envolvendo 46 alunos do 3º e 4º módulos a partir do segundo semestre de 2017, sendo que 36 realizaram o curso e 10 realizaram somente as avaliações pré e pós-curso. A avaliação do conhecimento e habilidades adquiridas sobre segurança do paciente no currículo tradicional do curso técnico e após curso especifico sobre o tema foi realizada por meio de provas teóricas aplicadas antes e após o curso e de avaliação prática no final do curso (OSCE).

Foi utilizado o teste t de student para verificar diferenças entre as médias das notas obtidas nos grupos que realizaram e não realizaram o curso sendo que houve diferença estatisticamente significante entre eles. Conclui-se, portanto, que uma abordagem especifica sobre o tema traz contribuições positivas para o desenvolvimento das competências previstas no plano de curso do técnico em enfermagem.

Compartilhar