Registro é gratuito e tem o objetivo de assegurar exercício legal da profissão nos serviços de saúde mental.
Se você já fez especialização, mestrado ou doutorado em saúde mental, registre o seu título agora mesmo em seu Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Com essa simples atitude, você ajuda a garantir a garantir os direitos de todos os profissionais de Enfermagem que atuam no setor.
A Portaria 336/2022, do Ministério da Saúde, determina que as equipes que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e leitos de internação psiquiátrica em hospital geral devem ter a presença de pelo menos um enfermeiro em saúde mental.
“Queremos levantar o número de profissionais de Enfermagem que atuam nesse segmento, para desenvolver políticas adequadas para esse público e fiscalizar a presença do número mínimo de especialistas nas equipes multiprofissionais”, explica a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos.
O procedimento é rápido, fácil e gratuito. De acordo com a Resolução Cofen 581/2018, para fazer o registro de títulos basta comparecer ao atendimento presencial do Coren com os seguintes documentos:
Antes de conceder o registro, O Coren deve verificar a existência e a legalidade do curso e a expedição do título pela instituição de ensino responsável pela formação.
O Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem somente procederá o registro de títulos de pós-graduação lato sensu quando iniciado após conclusão da graduação, conforme inciso III do art. 44 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
A iniciativa de promover um movimento para alertar sobre a importância de registrar os títulos é da Comissão Nacional de Saúde Mental (Conaesm) do Cofen, que reforça a necessidade dessa medida para estruturar e fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Brasil.