Risco de Queda no Perioperatório: Validação de Intervenções e Atividades de Enfermagem

21 de maio de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Valida intervenções de enfermagem para a prevenção de quedas em pacientes no perioperatório.


A preocupação com a prevenção e diminuição da ocorrência de eventos adversos na assistência à saúde vem ganhando repercussão no cenário mundial. Avaliada como um dos principais eventos desse tipo ocorridos no ambiente hospitalar, a queda é considerada de elevada gravidade em virtude de que suas consequências podem variar de leves, como escoriações e hematomas, às graves, como traumas e até mesmo óbitos. A ocorrência de quedas leva à danos psicológicos, ao aumento do tempo de internação e dos custos hospitalares e ao descrédito da equipe de enfermagem e da instituição.

Risco de Queda no Perioperatório: Validação de Intervenções e Atividades de Enfermagem

Risco de Queda no Perioperatório: Validação de Intervenções e Atividades de Enfermagem. Foto: Divulgação

Durante o período de internação os pacientes encontram-se mais vulneráveis por estarem em um ambiente desconhecido e em processo de restabelecimento da saúde. Essa vulnerabilidade é agravada pela condição perioperatória, uma vez que durante os períodos cirúrgicos além do uso de dispositivos hospitalares como cateteres e sondas, os pacientes também podem apresentar distúrbios hemodinâmicos. Estudo demonstrou associação estatística significativa entre o fator de risco Condições pós-operatórias e o Diagnóstico de Enfermagem (DE) “Risco de quedas”. Tal associação sugere que pacientes em período pós-operatório apresentam 18 vezes mais chance de apresentar esse diagnóstico.

Prevenção de quedas em pacientes no perioperatório

Na busca pela construção de um ambiente seguro torna-se necessária a presença e atuação sistematizada da equipe de enfermagem, por meio da implantação do processo de enfermagem (PE), da utilização de linguagens padronizadas e dos sistemas de classificação. Estas estratégias organizam a assistência, favorecem a identificação do perfil e dos riscos do paciente, facilitam a prescrição e implementação de intervenções preventivas e auxiliam no processo de tomada de decisão terapêutica mais adequada.

Intervenção de enfermagem é definida pela Nursing Interventions Classification (NIC) como qualquer tratamento realizado pelo enfermeiro, baseado em seu conhecimento clínico e com o objetivo de potencializar os resultados do paciente. Através da ligação entre as intervenções da NIC e os diagnósticos da NANDA –Internacional (NANDA –I) as intervenções podem ser classificadas em prioritárias, sugeridas ou opcionais.

A NIC oferece muitas possibilidades, por isso vários estudos de validação têm sido realizados buscando-se subsídios e evidências clínicas que tragam melhores práticas para grupos específicos de pacientes, como por exemplo os que se encontram no período perioperatório, exigindo cuidados, intervenções e atividades particulares.

Assim, o objetivo desse estudo é validar, junto aos enfermeiros especialistas, as intervenções de enfermagem para a prevenção de quedas em pacientes no perioperatório.

Compartilhar