/*
Exibição dos posts para a categoria Notícias Enfermagem, Publicações Eletrônicas, Artigos Científicos ou posts gerais
*/?>
Reflexões Sobre a Saúde Mental do Professor: Possibilidades para Promover a Saúde do Trabalhador
3 de agosto de 2023 por filipesoares Imprimir
Compreende os fatores que influenciam a saúde mental dos professores de cursos técnicos da saúde.
As condições de saúde e suas relações com o trabalho vêm sendo investigadas por diferentes áreas do conhecimento. A saúde do trabalhador envolve um campo de práticas e de conhecimentos interdisciplinares e interinstitucionais, com vistas a analisar e atuar nas relações de trabalho que provocam doenças e agravos. O maior avanço da saúde do trabalhador no Brasil foi seu reconhecimento constitucional como área contida no âmbito da saúde pública.
Foto: Internet.
Cabe destacar que a docência, em âmbito mundial, é considerada a segunda categoria profissional a portar
doenças ocupacionais, sendo uma profissão de alto risco. O trabalho do professor tem se modificado ao longo dos tempos com uma rápida transformação do contexto social, recaindo na fragmentação do seu processo de trabalho. Isto muitas vezes está associado a demandas complexas, ampliação de suas responsabilidades e exigências profissionais, de modo que eles precisam demonstrar, além das competências pedagógicas, habilidades sociais e emocionais.
Na
Carta de Ottawa, em 1986, ficou acordado que as ações de promoção da saúde deveriam resultar na redução das iniquidades em saúde, com vistas a garantir oportunidade aos indivíduos de fazerem escolhas mais favoráveis ao seu bem-estar e serem protagonistas no processo de produção da saúde, em busca de melhoria da qualidade de vida. No entanto, não há políticas públicas e ou das próprias instituições de ensino para atuar neste cenário, cabendo ao professor enfrentar a situação individualmente.
Nesse contexto, ainda persistem as práticas voltadas ao indivíduo, o que reforça o modelo biomédico pautado no corpo doente, com escasso ou nenhum foco no ambiente adoecedor. A promoção da saúde pode ser realizada em diversos locais, incluindo o ambiente de trabalho, que deve receber atenção especial, pois influencia o bem-estar físico, mental, econômico e social dos indivíduos, além de ofertar infraestrutura, como no caso de escolas e universidades, para o desenvolvimento de ações em prol da saúde de um grande público.
Desta forma, surgiu a questão de pesquisa: Quais fatores influenciam a saúde mental do trabalhador, nas percepções dos professores de cursos técnicos e quais possibilidades para promover sua saúde mental? A partir de então, este estudo objetivou compreender os fatores que influenciam a saúde mental dos professores de cursos técnicos da saúde.