Refletindo Sobre o Contexto da Amamentação Durante a Pandemia da Covid-19

18 de janeiro de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Reflexão sobre as recomendações da prática do aleitamento materno no cenário da pandemia do COVID-19 com base em estudos científicos e protocolos atuais.


A infecção causada pelo novo coronavírus (COVID-19) é caracterizada por desencadear sintomas de infecção pulmonar, como febre, tosse seca e dificuldade respiratória grave. Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a infecção do COVID-19 como uma pandemia, reconhecendo a sua disseminação e propagação geográfica.

Refletindo Sobre o Contexto da Amamentação Durante a Pandemia da Covid-19

Refletindo Sobre o Contexto da Amamentação Durante a Pandemia da Covid-19. Foto: Divulgação

Além das preocupações com o público em geral, existem preocupações crescentes para as populações em maior risco, dentre elas as gestantes, mães e bebês. Isso é justificado pela suscetibilidade a patógenos respiratórios e pneumonia grave, devido a um estado imunossupressor e fisiológico de alterações adaptativas durante a gravidez.

Covid-19 e aleitamento materno

Em um recente estudo realizado, após coleta de amostras do líquido amniótico, sangue do cordão umbilical e swab neonatal
no nascimento, os resultados mostraram que o SARS-CoV-2 foi negativo em todas as amostras, sugerindo que não houve transmissão vertical da COVID-19 durante a fase tardia da gravidez. Além disso, os resultados das amostras do leite materno das mães também estavam livres de SARS-Cov-2.

Entretanto, devido a COVID-19 ser um vírus recém descoberto e ainda não existir informações concretas relacionadas
a ele, o risco de contágio da doença pode gerar medo e preocupação para algumas pessoas, sobretudo nas gestantes e
puérperas, além dos profissionais que as assistem. Dessa forma, a reflexão acerca da amamentação apresenta-se
como uma circunstância que necessita de atenção no cenário pandêmico da COVID-19.

Com isso, objetiva-se desenvolver uma reflexão sobre as recomendações da prática do aleitamento materno no cenário da pandemia da COVID-19 com base em estudos científicos e protocolos atuais publicados.

Compartilhar