História da Qualidade em Segurança do Paciente

19 de maio de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Constrói uma linha do tempo com os principais eventos e modificações acerca da qualidade em segurança do paciente.


Historicamente, a qualidade em segurança do paciente esteve relacionada aos desafios que o profissional da saúde deve buscar no aprimoramento da assistência livre de danos, norteada por eficácia, eficiência e conhecimento técnico-científico associado a modernas tecnologias.

Qualidade em segurança do paciente

Desde remotos tempos, a qualidade em segurança do paciente é alvo de significativo debate pelos estudiosos, pois, inobstante o cuidado humano traga inúmeros benefícios, os erros são cada vez mais frequentes no tocante a assistência prestada aos pacientes.

Qualidade em segurança do paciente

No âmbito vinculado com a assistência à saúde. Donabedian definiu qualidade como “a obtenção dos maiores benefícios com os menores riscos ao paciente e ao menor custo”, focando na tríade de gestão de estrutura, processo e resultado.

Portanto desde o final dos anos de 1980 quando a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) instituiu medidas para aperfeiçoar a assistência prestada ao paciente. O Brasil vem desenvolvendo inúmeras modificações cujo objetivo principal é a segurança dos cuidados assistenciais. Contudo diante do que foi exposto, questiona-se: Quais foram os principais eventos e transformações voltados à qualidade em segurança do paciente?

Qualidade em segurança do paciente é um tema dinâmico, influenciado diretamente pela época política. Cultural. Científica e econômica. O Enfermeiro não pode ficar atrás ou as margens desse processo. É dever de todos acompanhar o desenvolvimento das ciências humanas. Científicas. Culturais e tecnológicas dos tempos atuais, o que vem implicar não só na necessidade da aquisição de novos conhecimentos e na atualização dos mesmos.

Compartilhar