Qualidade de Todo o Sistema

15 de fevereiro de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir

Uma Abordagem Unificada para Construir Sistemas de Saúde Responsivos e Resilientes.


Embora as organizações de saúde tenham feito avanços significativos na melhoria da qualidade do atendimento, líderes do sistema de saúde observam desafios persistentes na construção de organizações resilientes e responsivas que atendam de forma contínua, confiável e sustentável às necessidades em evolução de suas comunidades.

Qualidade de Todo o Sistema

As investigações do Institute for Healthcare Improvement sobre o fortalecimento da resiliência organizacional e da capacidade de resposta a pacientes e populações está em andamento há vários anos. A pandemia do COVID-19 trouxe à tona uma série de necessidades emergentes, e em evolução, dos pacientes, provedores e comunidades e forçou os sistemas de saúde a redesenhar rapidamente a prestação de cuidados para atender a essas necessidades numa demonstração dramática de como os sistemas de saúde estão aprendendo ativamente como gerenciar a qualidade de novas maneiras em ritmo acelerado.

Décadas de aprendizagem, juntamente com insights da pandemia, revelam um caminho a seguir para os sistemas de saúde, que buscam qualidade na assistência à saúde: por meio de um processo de aprendizagem rigorosa, as organizações de saúde podem redesenhar sistemas de gestão resilientes e responsivos para fornecer continuamente serviços que atendam de forma confiável e sustentável às necessidades em evolução de pacientes, populações e comunidades — em tempos de estabilidade e crise.

Gestão da qualidade

Este artigo propõe uma abordagem mais holística para a gestão da qualidade — a qualidade de todo o sistema (QTS) (whole system quality — WSQ) — que permite que as organizações reduzam a lacuna entre a qualidade que seus clientes estão recebendo atualmente e a qualidade que eles poderiam receber integrando planejamento da qualidade, controle da qualidade e atividades de melhoria da qualidade em vários níveis do sistema. A qualidade de todo o sistema requer princípios e práticas de liderança que fomentem uma cultura de aprendizagem para atender de forma confiável e sustentável às necessidades em evolução de pacientes, populações e comunidades. O artigo detalha como estes princípios de liderança e práticas de gestão podem permitir que os sistemas de saúde busquem a qualidade — com ambição, alinhamento e agilidade — por meio do compromisso com a aprendizagem.

O relatório branco inclui o seguinte:

• Definições de qualidade de todo o sistema e princípios de liderança necessários para apoiar esta abordagem;
• Uma descrição de como a qualidade de todo o sistema está ligada às necessidades do cliente, visão organizacional e estratégia da qualidade;
• Descrições detalhadas de três componentes inter-relacionados — planejamento da qualidade, melhoria da qualidade e controle da qualidade — que informam uma
abordagem de qualidade de todo o sistema mais holística; e
• Um conjunto proposto de atividades simultâneas que as organizações de saúde podem realizar para construir uma base para a transição à qualidade de todo o sistema.

Compartilhar