Protocolo de Cuidados Aos Pacientes Críticos Submetidos a Exames de Imagem no Leito

21 de setembro de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir

Constrói um protocolo assistencial para realização segura de exame de imagem no leito em pacientes críticos.


O avanço tecnológico trouxe para o ambiente de cuidado intensivo a incorporação de tecnologias que permitem diagnosticar e tratar pacientes nas unidades críticas. A segurança no cuidado é amplamente discutida e a realização dos exames de imagem no leito deve ser uma preocupação, pois, além dos riscos inerentes ao exame, destacam-se outros relacionados à mobilização no leito, à identificação do paciente para o exame, à comunicação dos profissionais sobre o exame, bem como as ocorrências de queda.

Protocolo de Cuidados Aos Pacientes Críticos Submetidos a Exames de Imagem no Leito

Protocolo de Cuidados Aos Pacientes Críticos Submetidos a Exames de Imagem no Leito. Foto: Divulgação.

Com o propósito de melhorar a qualidade da assistência, obter redução dos riscos e assegurar o cuidado ao paciente crítico na realização de exames de imagem no leito originou-se o problema desta pesquisa: Quais cuidados aos pacientes críticos devem ser contemplados em um protocolo para realização segura de exame de imagem no leito? Objetivo: Construir um protocolo assistencial para realização segura de exame de imagem no leito em pacientes críticos.

Metodologia: Pesquisa Convergente Assistencial, desenvolvida em unidades de atendimento a pacientes críticos de um Hospital de Ensino do Sul do Brasil, no período de setembro de 2017 a março de 2018, com 33 profissionais de saúde, entre eles, 15 enfermeiros, cinco médicos, nove técnicos de enfermagem e quatro técnicos de radiologia, envolvidos na realização do exame de imagem no leito.

A coleta de dados ocorreu em quatro momentos: no primeiro momento, foi feito o piloto das entrevistas semiestruturadas; no segundo momento, a entrevista semiestruturada; no terceiro momento, a revisão integrativa da literatura; e no quarto momento, foram constituídos dois grupos de discussão para validação do protocolo. A análise foi feita após leitura exaustiva dos dados, que foram correlacionados com as evidências científicas.

Resultados: A minuciosa análise dos dados permitiu identificar a necessidade de cuidado com sete exames de imagens: Raios-X, Ecografia, Ecocardiografia, vídeo – eletroencéfalo, Endoscopia, Fibrobroncoscopia e Colonoscopia. E os cuidados identificados foram divididos em seis ações: Preparo da equipe para realização segura dos exames de imagem; Cuidados que antecedem os exames de imagem; Medidas preventivas de infecção; Cuidados com dispositivos invasivos e não invasivos; Identificação de riscos adicionais e ações para evitá-los; Disponibilização de resultados e registro da realização do exame.

Conclusão: Evidenciou-se que o uso de tecnologias nos exames de imagem no leito, aliado à complexidade do paciente, requer um profissional capacitado e estratégias que fortaleçam o processo do cuidado seguro. Para tanto, protocolos deverão ser elaborados na busca de alternativas para prevenção de situações de risco bem como o dimensionamento dos profissionais deve ser adequado, com capacitação dos profissionais para o uso da tecnologia disponível e para o cuidado com o paciente crítico. Destaque para o avanço político deste estudo e ganho para a autonomia do enfermeiro ao solicitar exame de imagem para identificar posicionamento de sonda nasoentérica. Os produtos desta pesquisa foram sete protocolos de cuidados ao paciente submetidos aos exames no leito: Raio-X, Ecografia, Ecocardiografia, Vídeo – eletroencéfalo, Endoscopia, Fibrobroncoscopia e Colonoscopia

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/