Relata a utilização de ensaios fotográficos na promoção da autoestima de gestantes, tomando por objeto a experiência de um projeto de extensão desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde da Família.
O presente artigo propõe-se relatar a utilização de ensaios fotográficos na promoção da autoestima de gestantes, tomando por objeto a experiência de um projeto de extensão desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) no município de Rio Grande – RS, em parceria entre a Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O projeto, intitulado “Foco no acolhimento: gestantes em cena”, utiliza sessões de fotografias e grupos de gestantes como meio de promover a autoestima na gestação.
A gestação caracteriza-se como sendo um período em que as mulheres se encontram mais suscetíveis, sofrendo modificações físicas e psicológicas, ou mesmo, sociais, as quais, muitas vezes, refletem na sua autoestima, podendo trazer consequências tanto para a mãe quanto para o bebê: “A autoestima pessoal diz respeito à avaliação positiva ou negativa que o indivíduo faz de si mesmo, constituindo-se, assim, em um aspecto central do eu, que desempenha papel fundamental no processo de construção da identidade”.
Os avanços tecnológicos possibilitam aos profissionais de saúde a utilização de inúmeros recursos digitais. Fazendo-se necessária uma reflexão crítica acerca dos potenciais benefícios e limites da inclusão da tecnologia no cotidiano profissional. A fotografia, entre esses avanços, destaca-se como uma importante ferramenta nas ações dos profissionais de saúde. Sendo muito utilizada em análise diagnóstica ou acompanhamento e tratamento de lesões. No entanto, pode constituir-se, também, como relevante recurso no âmbito da promoção da saúde, ampliando sua compreensão, mobilizando sentimentos e emoções.
É nessa perspectiva inovadora que o projeto de extensão “Foco no acolhimento: gestantes em cena” vem desenvolvendo um trabalho articulado à utilização da fotografia na promoção da autoestima na gestação. Ele estimula a participação no Grupo de Gestantes como também no processo completo de pré-natal. Sendo executado por docentes e discentes de enfermagem e equipe multiprofissional de saúde da família.