Acolhimento e Acompanhamento de Mulheres Vítimas de Violência Sexual: Proposta de Ferramenta de Apoio

17 de março de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Desenvolve uma Ferramenta de Apoio para Acolhimento e Acompanhamento do cuidado para mulheres vítimas de violência sexual atendidas.


O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma Ferramenta de Apoio para Acolhimento e Acompanhamento (FAAA) do cuidado para mulheres vítimas de violência sexual atendidas no Pronto Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia (PAGO) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR).

Acolhimento e Acompanhamento de Mulheres Vítimas de Violência Sexual: Proposta de Ferramenta de Apoio

Acolhimento e Acompanhamento de Mulheres Vítimas de Violência Sexual: Proposta de Ferramenta de Apoio. Foto: Divulgação.

Trata-se de uma pesquisa metodológica. A coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de 2020, inicialmente foi realizado uma revisão integrativa. Posteriormente, deu-se a elaboração da ferramenta propriamente dita, subdividida em etapas de ajuste textual, revisão, diagramação, ilustração e impressão. Para elaboração da ferramenta foi construído um diário de campo. A equipe de pesquisadoras, ilustradoras e revisora de texto, foi composta por mulheres, ressaltando o “lugar de fala”. As reuniões foram no formato onlines, sendo estes espaços de diálogos para toda a equipe envolvida.

Na revisão integrativa, a análise do conjunto de artigos revelou três categorias temáticas, sendo elas: a abordagem da temática na graduação em enfermagem, a atuação da enfermeira no enfrentamento à violência sexual contra a mulher e a abordagem acerca da educação permanente e da qualificação profissional da equipe de enfermagem. Em um contexto mais amplo, a assistência de Enfermagem tem papel crucial, sendo importante torná-la centro do processo de acolhimento e de escuta qualificada, a fim de garantir um ambiente harmonioso onde a mulher possa estabelecer confiança com a enfermeira. A arte do acolher é apontada como recurso para mudanças, para ressignificação dessa mulher frente à violência imposta.

A Ferramenta de Apoio para o Acolhimento e Acompanhamento (FAAA) do cuidado a mulheres vítimas de violência sexual aqui elaborada tornou-se algo pessoal, como um “diário” onde a mulher possa escrever seus sentimentos e, concomitantemente, ser um instrumento de acompanhamento multiprofissional.

O estudo concluiu que a FAAA foi construída com base nos Protocolos de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual, nas diretrizes e políticas de enfrentamento da violência contra a mulher nos pontos norteadores propostos por estudo com enfermeiras (os) no enfrentamento da violência sexual contra a mulher com enfoque no psicossocial e não somente no biológico.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/